Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Fitch: Fundos da UE apoiam crescimento, mas reformas são necessárias

Os fundos da Próxima Geração da UE (NGEU) vão apoiar a recuperação do crescimento pós-pandemia de Portugal no curto prazo, apesar do conflito na Ucrânia e de uma inflação mais elevada, defende a Fitch Ratings num relatório hoje divulgado.

Fitch: Fundos da UE apoiam crescimento, mas reformas são necessárias
Notícias ao Minuto

12:10 - 21/04/22 por Lusa

Economia Portugal

Contudo, no relatório hoje divulgado, a empresa de 'rating' alerta que "a médio prazo, uma melhoria mais sustentada do potencial de crescimento é limitada pelas fraquezas estruturais pré-existentes", precisando que estas "incluem a baixa produtividade laboral, uma população em idade ativa em declínio, e elevados níveis de endividamento dos setores público e privado".

"Sem uma reforma estrutural para resolver estas debilidades, existe o risco de a produção permanecer abaixo da tendência pré-pandemia até 2026, quando as despesas do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (Recovery and Resilience Facility, RRF) descerem", afirma.

No relatório, a empresa de 'rating' refere que espera que "o RRF ajude a orientar os investimentos para projetos que promovam o crescimento efetivo".

O impacto das despesas do RRF no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) será mais acentuado nos primeiros anos de recuperação pós-pandemia, precisa a Fitch, que estima um efeito multiplicador orçamental de até 1,5 pontos percentuais em 2022-2023, que decrescerá gradualmente em 2024-2026.

"O impacto elevará os níveis de produção portuguesa em 3,0%-3,5% até 2026, em comparação com um cenário sem o RRF", estima a Fitch.

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRRF) concentrado no aumento do investimento público e no encorajamento de reformas do lado da oferta faz com que também esperemos que a produção potencial aumente para 1,8% a curto prazo, acima dos 1,5% pré-pandemia (2019), adianta o relatório.

Leia Também: Juros da dívida sobem e a 10 anos para máximos desde dezembro de 2018

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório