Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

IRS. Contribuintes já entregaram mais de 2,5 milhões de declarações

Até às 1h25 desta quinta-feira, dia 21 de abril, contabilizavam-se 2.516.772 declarações de IRS submetidas.

IRS. Contribuintes já entregaram mais de 2,5 milhões de declarações
Notícias ao Minuto

07:51 - 21/04/22 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

Passaram 21 dias desde que arrancou, oficialmente, a campanha de entrega do IRS e já se contabilizam mais de 2,5 milhões de declarações entregues, de acordo com as estatísticas mais recentes do Portal das Finanças. O Fisco, recorde-se, já procedeu ao reembolso de 454 milhões de euros. 

Até às 1h25 desta quinta-feira, dia 21 de abril, contabilizavam-se 2.516.772 declarações de IRS submetidas, de acordo com os dados divulgados. 

Na terça-feira, recorde-se, o Ministério das Finanças indicou que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) reembolsou, até essa altura, cerca de 454 milhões de euros de IRS, quando já tinham sido entregues quase 2,3 milhões de declarações pelos contribuintes. Desse total, 44% foram submetidas através do IRS Automático e 56% de forma manual.

Das declarações entregues foram liquidadas mais de 870 mil (cerca de 38% do total), das quais 560 mil correspondem a reembolsos.

Notícias ao Minuto Declarações de IRS submetidas© Reprodução do site do Portal das Finanças

Foram também emitidas cerca de 85 mil notas de cobrança, num total de cerca de 35 milhões de euros, sendo as restantes nulas (não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança).

O prazo para os contribuintes entregarem a declaração anual do IRS arrancou a 1 de abril e termina a 30 de junho, havendo cerca de três milhões de contribuintes que podem fazê-lo usando a funcionalidade do IRS automático.

Os contribuintes que pretendam podem recorrer ao atendimento presencial nos Serviços de Finanças, devendo o agendamento ser feito através do Portal das Finanças ou do Centro de Atendimento Telefónico da AT.

Em causa, nesta campanha do IRS, está a declaração dos rendimentos auferidos ao longo de 2021, sendo que os três meses disponíveis para este acerto anual do IRS se aplica a todas as tipologias de rendimentos e perfis de contribuintes singulares.

Para que possam proceder à entrega da declaração do IRS os contribuintes têm de estar munidos de uma senha de acesso ao Portal das Finanças, uma vez que aquela apenas pode ser submetida por via eletrónica.

Leia Também: É trabalhador independente? Saiba se deve preencher o Anexo SS do IRS

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório