Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Trabalhadores da Efacec em greve contestam reprivatização

Os trabalhadores da Efacec cumpriram hoje uma greve parcial que fonte sindical diz ter registado "boa adesão", reclamando aumentos salariais, a demissão da administração e recusando a reprivatização, mas a empresa garante que ficará "mais sustentável e competitiva".

Trabalhadores da Efacec em greve contestam reprivatização
Notícias ao Minuto

17:18 - 20/04/22 por Lusa

Economia Efacec

"Houve uma boa adesão. O espírito e a revolta dos trabalhadores mantêm-se", afirmou Sérgio Sales, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (Site-Norte), em declarações à agência Lusa.

"Esperemos que a administração e o Estado português tomem medidas ou, de hoje a oito dias, cá estarão os trabalhadores outra vez", acrescentou, numa referência à nova greve parcial de duas horas, entre as 14:00 e as 16:00, marcada para o dia 27.

Segundo o dirigente sindical, são quatro os pontos reivindicativos apresentados pelos trabalhadores: um aumento salarial de 90 euros, a compra de matérias-primas que assegure o normal funcionamento da Efacec, a não reprivatização da empresa e a demissão da administração.

Relativamente à atualização salarial, Sérgio Sales diz que a proposta apresentada no final do ano passado pelo sindicato foi de 90 euros, mas "a administração diz que não vai atribuir aumentos, mas fazer o que chama de 'ajustes'".

"Eles não dizem quais são os critérios [desses ajustes]. Aquilo que sabemos de anos anteriores é que é a aplicação de alguma atualização salarial discriminatória, só para alguns escalões e carreiras, que, às vezes, inclui a atribuição de uma viatura, mas que discrimina a maior parte dos trabalhadores, principalmente a parte operária", disse.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a administração da Efacec garante manter "um diálogo regular e permanente" com as comissões de trabalhadores: "As negociações da empresa com os seus trabalhadores são feitas com as respetivas comissões de trabalhadores, através de um diálogo regular e permanente. Adicionalmente, a Efacec respeita integralmente os compromissos assumidos no âmbito da negociação coletiva de trabalho, entre a Associação de Empregadores (ANIMEE) e os sindicatos representativos dos trabalhadores", refere.

Segundo salienta, a empresa tem "sempre presente, a par da progressão salarial, a formação e desenvolvimento de carreiras, a justa remuneração e retenção de todos os trabalhadores".

Outra das reivindicações dos trabalhadores é que o Estado assegure a compra de matérias-primas, cuja escassez dizem continuar a comprometer o normal funcionamento da Efacec.

"A matéria-prima continua a faltar. A maior parte das secções continua sem ter o que fazer, há um projeto ou outro que vai entrando, mas que é muito curto para as necessidades e para o potencial da empresa. Os próprios trabalhadores [do polo] da Maia estão a maior parte do dia parados", afirmou o dirigente do Site-Norte.

Quanto à exigência da demissão administração, o sindicato diz que "os trabalhadores continuam sem confiar na administração", que acusa de manter "a sua política de discriminação e de perseguição.

"Em boa verdade, é difícil compreender como é que o Estado português continua a confiar numa administração que tem sido longe de transparente, inclusive neste processo todo da reprivatização e que já vinha de trás com os anteriores acionistas", sustentou.

Finalmente, os trabalhadores contestam a reprivatização e reclamam que a Efacec se mantenha na esfera do Estado, defendendo que "a nacionalização é o que realmente faz sentido para os trabalhadores, para a manutenção dos seus postos de trabalho e para a própria sustentabilidade da empresa".

No comunicado enviado à Lusa, a administração da Efacec sustenta, contudo, que "o anúncio da conclusão da terceira fase do processo de reprivatização, no final de fevereiro de 2022, com a seleção do comprador, associado às medidas de capitalização da Efacec previstas, às competências dos seus trabalhadores e à confiança dos clientes e parceiros, assinala o início de um novo ciclo da Efacec, que a tornará mais sustentável e competitiva".

No passado dia 25 de março, a Parpública anunciou ter assinado com a portuguesa DST SGPS o acordo de venda direta da participação que detinha na Efacec, seguindo-se uma "fase de concretização das condições precedentes para o fecho da operação de reprivatização", que estará em curso.

Segundo a resolução do Conselho de Ministros que aprovou o negócio, publicada em 25 de fevereiro, a proposta apresentada pela DST foi a que, "ao longo das várias fases do processo, mais se aproximou dos principais objetivos fixados pelo Governo" para venda da Efacec.

O Governo pretendia que o processo de reprivatização dos 71,73% do capital social da Efacec atualmente nas mãos do Estado tivesse ficado concluído até ao final do ano passado, sendo que o grupo DST acabou por ser o único a apresentar uma proposta final de compra.

A entrada do Estado na Efacec decorreu da saída de Isabel dos Santos, filha do ex-Presidente angolano José Eduardo dos Santos, da esfera acionista, na sequência do envolvimento no caso 'Luanda Leaks', no qual o Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação revelou mais de 715 mil ficheiros que detalham alegados esquemas financeiros da empresária.

Leia Também: Efacec. Trabalhadores em greve na 4.ª feira reclamam aumentos salariais

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório