Trabalhadores da Carris consideram atualização salarial insuficiente

Os trabalhadores da Carris consideraram insuficiente a atualização da tabela salarial em cerca de 25 euros proposta pela empresa, na conclusão de um conjunto de plenários realizados nas últimas semanas, revelou hoje a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).

Carris

© Global Imagens

Lusa
20/04/2022 13:25 ‧ 20/04/2022 por Lusa

Economia

Carris

"O que está em cima da mesa é claramente insuficiente face às necessidades de um aumento real dos salários, para uma efetiva recuperação do poder de compra dos trabalhadores, e iremos, da nossa parte, transmitir isso mesmo à empresa e depois aos trabalhadores para vemos com eles o desenvolvimento deste processo que, para a Fectrans, não está encerrado", disse à Lusa o sindicalista Manuel Leal.

O sindicalista afirmou que "ainda hoje irá seguir para o conselho de administração um pedido de reunião para dar continuidade ao processo".

A empresa propôs uma atualização da tabela salarial na ordem dos 25 euros, enquanto o sindicato parte da proposta de 90 euros, salientou.

"Tendo em conta o que está desenhado aí, em termos de inflação, estes 25 euros já representam uma perda efetiva do poder de compra e, portanto, não é equacionável", disse.

Manuel Leal sublinhou que a Fectrans mantém "uma proposta aberta sempre às possibilidades de negociação" de um aumento salarial de 90 euros, "tendo em conta a necessidade do distanciamento dos salários da Carris do salário mínimo nacional e de recuperação do poder de compra perdido".

A Carris tem cerca de 2.400 trabalhadores em várias funções, segundo Manuel Leal.

Leia Também: Transportes públicos gratuitos em quatro redes: A proposta de Moedas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas