Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Preços na produção e no consumidor "reforçam trajetória ascendente"

A taxa de inflação foi de 5,3% em março, 1,1 pontos percentuais (p.p.) acima da observada no mês anterior, "atingindo a taxa mais elevada desde junho de 1994", nota o INE.

Preços na produção e no consumidor "reforçam trajetória ascendente"
Notícias ao Minuto

11:06 - 20/04/22 por Notícias ao Minuto

Economia INE

Os preços na produção e no consumidor reforçaram a "trajetória ascendente" em março, de acordo com a Síntese Económica de Conjuntura, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quarta-feira. 

"O índice de preços na produção da indústria transformadora apresentou em março uma taxa de variação homóloga de 19,9% (16,5% no mês anterior), registando o crescimento mais elevado da atual série", nota o INE. 

Já a taxa de inflação foi de 5,3% em março, 1,1 pontos percentuais (p.p.) acima da observada no mês anterior, "atingindo a taxa mais elevada desde junho de 1994".

"Refira-se ainda que o IHPC português apresentou uma variação homóloga de 5,5% (o valor mais elevado desde o início da série, em 1996), taxa inferior em 2,0 p.p. à estimada pelo Eurostat para a AE em março, refletindo sobretudo diferenças apreciáveis no comportamento dos preços dos bens energéticos, em particular da eletricidade", observa a agência de estatísticas. 

Considerando a informação já disponível para abril, diz o INE, o preço do petróleo (Brent) registou um valor médio de 95,7 euros por barril nos primeiros catorze dias do mês, traduzindo uma redução de 10,1% face ao preço médio atingido em março (106,4 euros). 

Leia Também: Número de inscritos no IEFP desceu em março. Havia 326.251 desempregados

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório