Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Contas feitas, quanto subiram os preços dos combustíveis esta semana?

Entre sexta-feira e o início desta semana, o preço médio da gasolina simples aumentou cerca de um cêntimo, ao passo que o do gasóleo simples encareceu cerca de dois cêntimos. 

Contas feitas, quanto subiram os preços dos combustíveis esta semana?
Notícias ao Minuto

07:35 - 19/04/22 por Beatriz Vasconcelos

Economia Combustíveis

Depois de duas semanas de descidas consecutivas dos preços dos combustíveis, na segunda-feira voltou a verificar-se um acréscimo, tal como já era previsto. Feitas as contas, o preço médio da gasolina simples aumentou cerca de um cêntimo, ao passo que o do gasóleo simples encareceu cerca de dois cêntimos. 

Estes cálculos, sublinhe-se, têm por base os preços médios de ambos os componentes atualizados diariamente no site Preços dos Combustíveis Online

Ora, na sexta-feira, dia 15 de abril, o preço médio da gasolina simples 95 era de 1,944 euros por litro, sendo que este valor aumentou cerca de um cêntimo para 1,955 euros por litro na segunda-feira, dia 19 de abril. 

No caso do gasóleo simples, o preço médio cresceu de 1,857 euros por litro para 1,881 euros por litro no mesmo período, entre sexta e segunda-feira. Trata-se de uma subida de 2,4 cêntimos

Notícias ao Minuto Evolução do preço médio da gasolina simples 95 (a amarelo) e do gasóleo simples (a azul)© Reprodução do site Preços dos Combustíveis Online  

As perspetivas do Governo, saliente-se, apontavam para uma subida do preço do gasóleo na ordem dos quatro cêntimos e para uma manutenção do da gasolina. Além disso, o Executivo decidiu manter as taxas do ISP.

Tendo por base esta evolução do preço do litro de gasóleo, o mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias do ISP deveria resultar numa descida de 0,6 cêntimos por litro de gasóleo e a manutenção na gasolina.

Porém, e "considerando que atualmente se verifica um desvio acumulado de 2,2 cêntimos na taxa do ISP por litro de gasóleo", a descida resultante da aplicação da fórmula (0,6 cêntimos por litro de gasóleo) "é descontada ao referido desvio, não se concretizando assim a alteração às taxas do ISP", disse o ministério.

Vale recordar que, como forma de mitigar a escalada dos preços dos combustíveis, o Governo decidiu criar um mecanismo de compensação através do qual as taxas do ISP são ajustadas em função do acréscimo da receita do IVA resultante da subida do preço de venda do litro de gasóleo e da gasolina. Este ajustamento é feito semanalmente.

A partir de maio, além deste mecanismo semanal, entrará em vigor uma nova medida através da qual as taxas do ISP sobre o litro de gasóleo e de gasolina são reduzidas num montante equivalente ao que resultaria da descida de 23% para 13% da taxa de IVA sobre os combustíveis.

Leia Também: Até 400 mil euros: Apoio às empresas intensivas de energia entra em vigor  

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório