Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Preços dos combustíveis voltaram a descer menos do que o previsto

O preço médio da gasolina simples 95 baixou 3,5 cêntimos entre sexta-feira da semana passada e o arranque desta semana. Já o gasóleo simples desceu 4,5 cêntimos no mesmo período, indicam dados da DGEG.

Preços dos combustíveis voltaram a descer menos do que o previsto
Notícias ao Minuto

07:40 - 12/04/22 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

Os preços dos combustíveis voltaram a baixar na segunda-feira, pela segunda semana consecutiva, mas os aumentos voltaram a ficar abaixo das previsões do Ministério das Finanças, de acordo com os preços médios da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). 

O preço médio da gasolina simples 95 era de 1,983 euros por litro na sexta-feira, dia 8 de abril, e desceu para 1,948 euros por litro na segunda-feira, dia 11 de abril, segundo os dados da DGEG. Trata-se de uma quebra de cerca de 3,5 cêntimos por litro

Já o gasóleo simples, que custava, em média, 1,909 euros por litro também na sexta-feira, passou a custar 1,864 euros por litro na segunda-feira. É uma descida de 4,5 cêntimos por litro.

Contudo, as previsões do Ministério das Finanças, divulgadas na sexta-feira, apontavam para uma descida de sete cêntimos no caso do gasóleo e de cinco cêntimos no caso da gasolina. Apesar da descida, o Governo decidiu manter a redução das taxas do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).

Notícias ao Minuto Evolução do preço médio da gasolina simples 95 (a amarelo) e do gasóleo simples (a azul)© Reprodução do site Preços dos Combustíveis Online  

De acordo com o mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias do ISP, esta evolução dos preços deveria resultar numa subida das taxas unitárias do ISP.

No entanto, e tendo em conta o atual contexto, o Governo "optou por diferir este ajustamento para o momento em que se concretize a descida do ISP pela aplicação da fórmula", segundo precisou o ministério tutelado por Fernando Medina.

Desta forma, a portaria publicada na sexta-feira na sequência do mecanismo semanal de ajustamento veio determinar a "manutenção do desconto temporário do ISP de 4,7 cêntimos por litro de gasóleo e 3,7 cêntimos por litro de gasolina", perspetivando que na próxima semana se volte a aplicar a fórmula [do mecanismo] "com os correspondentes ajustamentos".

Os preços médios diários da DGEG, sublinhe-se, "são apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros". 

Leia Também: A inflação e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório