Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Seca. Situação "melhorou" em Beja, mas prejuízos são "irrecuperáveis"

A situação de seca "melhorou um pouco" no distrito de Beja com as chuvas registadas no início da primavera, mas os prejuízos provocados antes são "irrecuperáveis", segundo o presidente da ACOS - Associação de Agricultores do Sul.

Seca. Situação "melhorou" em Beja, mas prejuízos são "irrecuperáveis"
Notícias ao Minuto

18:54 - 11/04/22 por Lusa

Economia Seca

evidente que melhorou um pouco. Há mesmo zonas, no sul do distrito de Beja, com solos mais fracos, em que estas chuvas provocaram logo escorrimentos e encheram pequenas charcas e barragens utilizadas para o abeberamento do gado", disse Rui Garrido.

Mas, continuou, "quando choveu, havia já prejuízos provocados pela seca que são irrecuperáveis, quer nas pastagens/forragens, quer nos cereais, quer nas oleaginosas de outono/inverno, como a colza".

Rui Garrido falava numa entrevista concedida ao gabinete de imprensa da edição deste ano da Ovibeja, enviada hoje à agência Lusa pela promotora desta feira agropecuária, a ACOS.

Segundo Rui Garrido, "o facto de as temperaturas também não terem sido muito altas, também foi positivo" para a melhoria da situação de seca no distrito de Beja, mas "o que choveu foi pouco para repor as pastagens".

Por isso, lamentou, "os agricultores continuam a alimentar o gado usando forragens conservadas e palhas que tinham e comprando rações", que estão com preços "cada vez mais altos" e, "mais uma vez", há a "possibilidade de faltarem no mercado".

"A mesma situação verificou-se com quem faz agricultura biológica", porque "faltam os produtos para alimentar o gado", indicou, referindo que, neste caso, "houve, e bem, abertura do Ministério da Agricultura para que pudessem ser utilizados outros tipos de alimentos da agricultura convencional".

Rui Garrido disse que os agricultores e a ACOS querem que a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, que foi reconduzida no cargo e transitou do anterior para o atual Governo PS, "oiça os agricultores".

"A ministra agora faz parte de um governo que é para quatro anos e é preciso que trabalhe connosco, oiça a lavoura, oiça as nossas opiniões, isso é fundamental num ministro", vincou, frisando que isto, "por vezes, não tem acontecido" com Maria do Céu Antunes.

Segundo o responsável, "são conhecidas as desavenças" que têm existido "em determinados momentos entre ministra e a CAP" - Confederação dos Agricultores de Portugal, da qual fazem parte a ACOS e a Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA), também presidida por Rui Garrido.

Por isso, "o que desejamos é ter uma ministra que oiça e trabalhe com a lavoura, porque torna tudo mais fácil para ela e também para nós e há mais possibilidade de chegarmos a consensos", notou.

Rui Garrido disse que é no sentido de que a ministra da Agricultura "oiça os agricultores" que a convida a visitar a Ovibeja deste ano, que vai decorrer entre os dias 21 e 25 de abril, no Parque de Feiras e Exposições de Beja - Manuel Castro e Brito.

Também disse que a ACOS espera que Maria do Céu Antunes e o secretário de Estado da Agricultura, Rui Martinho, visitem a Ovibeja.

"Teremos assuntos para tratar e queremos transmitir esta mensagem de diálogo que consideramos que é fundamental. É preciso estarmos todos em sintonia, numa altura em que temos pela frente tempos muito difíceis. É isso que nós desejamos", afirmou.

Leia Também: Seca: Chuva de março pôs fim à seca extrema, diz o IPMA

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório