Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Apoio para comprar botija de gás pode "deixar muitos de fora"

O alerta é da DECO Proteste, que considera "urgente apoiar todos os consumidores". 

Apoio para comprar botija de gás pode "deixar muitos de fora"
Notícias ao Minuto

14:40 - 11/04/22 por Notícias ao Minuto

Economia DECO

Os beneficiários da tarifa social de eletricidade vão ter um apoio de 10 euros na aquisição de botijas de gás, mas este apoio pode "deixar muitos de fora". O alerta é da DECO Proteste, que considera "urgente apoiar todos os consumidores". 

"A medida temporária pretende responder à atual crise energética, mas a verba alocada ao programa e o mecanismo encontrado para a distribuir pelos consumidores poderá deixar muitos de fora", diz a DECO Proteste, numa nota publicada no seu site.

Na opinião da Associação e perante a subida acentuada dos preços do gás é "urgente apoiar todos os consumidores", mas a "nova medida do Governo destina-se aos beneficiários de tarifa social de energia elétrica (TSEE), um universo de 762 mil famílias, excluindo, desta forma, milhares de consumidores".

Além disso, na opinião da DECO Proteste, a "verba alocada, de quatro milhões de euros, é, também ela, insuficiente".

"Dos 762 mil beneficiários, cerca de metade deverão ser utilizadores de gás engarrafado, o que significa que, pelo menos, 381 mil famílias serão abrangidas por esta medida e terão, assim, direito a um reembolso de dez euros por mês, o que totaliza 3,81 milhões de euros por mês, esgotando, logo no primeiro mês, quase a totalidade da dotação orçamental prevista para este apoio", explica a DECO Proteste.

Em causa está um apoio de 10 euros que será atribuído aos consumidores domésticos beneficiários de tarifa social de energia elétrica (TSEE), residentes em Portugal continental, com contrato de fornecimento de eletricidade, e que não sejam titulares de contrato de fornecimento de gás natural.

Leia Também: Carlos Queiroz diz que foi "um privilégio" ser selecionador do Egito

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório