Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Ex-banqueiro da Goldman Sachs condenado por suborno e branqueamento

Um tribunal dos EUA condenou hoje um ex-banqueiro da Goldman Sachs por crimes de suborno e branqueamento de capitais ligados ao escândalo do fundo soberano da Malásia, do qual terão sido roubados 4,5 mil milhões de dólares.

Ex-banqueiro da Goldman Sachs condenado por suborno e branqueamento
Notícias ao Minuto

06:23 - 09/04/22 por Lusa

Economia Goldman Sachs

Após quase dois meses de julgamento, o júri considerou o malaio Roger Ng culpado das três acusações que enfrentava, pelas quais pode ser condenado a até 30 anos de prisão.

"O veredicto é uma vitória retumbante para a justiça e para o povo da Malásia, que foi vítima dessa enorme trama desenvolvida pelo acusado e pelos seus cúmplices, num frenesim de ganância para enriquecer pelo roubo de milhões de dólares do fundo 1MDB, destinado a ajudar a economia do país", disse o procurador dos EUA, Breon Peace, em comunicado.

Roger Ng, de 49 anos, foi preso em 2018, em Kuala Lumpur, e depois extraditado para os EUA, que o reclamavam pelo seu envolvimento no desfalque do 1MDB.

Entre 2009 e 2014, quando trabalhava para a Goldman Sachs, Ng e outros funcionários pagaram subornos milionários a vários funcionários para os privilegiarem em negócios, de acordo com a acusação.

Também branquearam milhares de milhão de dólares desviados do fundo soberano da Malásia de forma fraudulenta, financiando, entre outras coisas, a produção de filmes de Hollywood como "O Lobo de Wall Street" e adquirindo joias, imóveis de luxo e até uma pintura de Jean-Michel Basquiat por 51 milhões de dólares.

Outro ex-funcionário da Goldman Sachs, Tim Leissner, aguarda sentença após ter-se declarado culpado de várias acusações, em 2018, e de cooperar com a investigação, enquanto Jho Low, um milionário empresário malaio e suposto organizador do desfalque que não foi capturado e encontra-se, presumivelmente, na China.

A Goldman Sachs concordou, em 2020, pagar à justiça dos EUA cerca de 2,9 mil milhões de dólares para arquivar uma acusação pelo seu envolvimento neste caso de corrupção que deu origem a penas de prisão ao ex-primeiro-ministro Najib Razak.

Estima-se que tenham sido desviados por Najib e pelos seus cúmplices cerca de 4,5 mil milhões de dólares oriundos do fundo de investimento do Estado malaio.

Leia Também: Ucrânia. Goldman Sachs e JPMorgan Chase abandonam operações na Rússia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório