Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Santo Tirso aumenta preço e área de estacionamento pago a partir de junho

A Câmara de Santo Tirso vai aumentar em junho o preço do estacionamento na cidade e a área em que é cobrado, mas manterá a maior parte dos parques gratuitos, revelou hoje à Lusa fonte da autarquia.

Santo Tirso aumenta preço e área de estacionamento pago a partir de junho
Notícias ao Minuto

19:45 - 05/04/22 por Lusa

Economia Estacionamento

O concessionamento do estacionamento começou por ser aprovado em 2018 à empresa ESSE, mas devido a reclamações apresentadas por concorrentes do concurso público a sua efetivação foi adiada, explicou a fonte.

Em 2020, com a chegada da pandemia da covid-19, a autarquia tornou grátis o estacionamento, pelo que a proposta de alteração da concessão, precisou a fonte do município, só foi aprovada na reunião de câmara de 17 de fevereiro e validada em Assembleia Municipal dia 24 de fevereiro, devendo efetivar-se em junho.

Até lá, serão instalados "parcómetros de última geração" para substituir os atuais, "que frequentemente estavam avariados", na zona central da cidade, onde o "preço por hora subirá 50%, de 40 cêntimos para 60 cêntimos, e nas ruas adjacentes ao centro, denominado de zona de primeira coroa, que passará a ter um custo de 50 cêntimos/hora", acrescentou.

Sobre o novo tarifário, a fonte da autarquia disse "ficar abaixo do da maioria dos municípios da Área Metropolitana do Porto e dos municípios vizinhos" e também que surge em "resposta a uma reivindicação antiga dos comerciantes, a de promover a rotatividade do estacionamento na zona centro da cidade".

Em contraponto, a autarquia liderada pelo socialista Alberto Costa manterá grátis o estacionamento no Parque 05 de outubro, Parque da Rua Nova da Telheira, Parque Superior da Câmara Municipal, Parque do Complexo Desportivo Municipal e Parque da Feira, que em breve será requalificado para que o estacionamento seja ordenado, para além do parque junto à Loja do Cidadão, relatou a fonte.

Entretanto, a autarquia está a estudar criar mais um parque grátis na cidade, mas o local ainda não foi definido, disse.

Leia Também: Lotaçor tem de estar "ao serviço" dos pescadores açorianos, diz Bolieiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório