Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Entregar IRS: Mais de metade prefere preencher a sua própria declaração

Contudo, uma percentagem de 24,4% dos inquiridos no âmbito de um estudo afirma contratar a ajuda de um contabilista para o efeito.

Entregar IRS: Mais de metade prefere preencher a sua própria declaração
Notícias ao Minuto

10:00 - 05/04/22 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

Mais de metade dos portugueses (65%) preferem preencher a sua própria declaração do IRS, de acordo com uma análise da plataforma Fixando, divulgada na segunda-feira. 

"A maioria dos inquiridos (65%) assume sentir-se apto para preencher a sua declaração de IRS de forma independente, sendo que 24,4% revela contratar a ajuda de um contabilista, por preferirem entregar a responsabilidade a alguém com mais experiência ou por não o saberem fazer sozinhos, enquanto 8,7% opta por recorrer ao apoio de familiares e amigos", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Além disso, o preenchimento automático da declaração "parece ter servido de solução à maioria dos participantes neste estudo (63,3%), que revelam não ter o hábito de fazer mais do que uma simulação com o intuito de maximizar o seu reembolso (51,1%), além de considerarem os seus conhecimentos sobre o IRS como medianos (21,8%)". 

A análise da app Fixando tem por base 4.200 pedidos de serviços de contabilidade solicitados e surge após um inquérito realizado a 587 utilizadores, entre os dias 25 de março e 3 de abril.

A entrega do IRS, recorde-se, decorre até ao final de junho. 

Leia Também: Beevo inaugura escritórios em Braga

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório