Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Estados Bálticos suspendem importações de gás russo

A informação foi avançada por Uldis Bariss, CEO da Conexus Baltic Grid, que se trata da operadora de armazenamento de gás natural da Letónia.

Estados Bálticos suspendem importações de gás russo
Notícias ao Minuto

23:42 - 02/04/22 por Ema Gil Pires

Economia Rússia/Ucrânia

O diretor da operadora de armazenamento de gás natural da Letónia, em declarações proferidas este sábado na rádio nacional, adiantou que os Estados Bálticos suspenderam as importações de gás natural provenientes da Rússia, noticia a AFP.

"Desde 1 de abril, o gás natural russo já não circula para a Letónia, Estónia e Lituânia", disse Uldis Bariss, CEO da Conexus Baltic Grid, citado pela AFP.

As declarações foram proferidas depois do presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, ter apelado ao resto da Europa para seguir o exemplo dado pelo país a este nível.

É importante lembrar que o presidente lituano anunciou este sábado que o país iria deixar de importar gás russo com efeito imediato, tal como noticiado pelo The Kyiv Independent. A Lituânia tornou-se, assim, no primeiro país da União Europeia a tomar uma medida desta natureza.

A decisão foi tomada numa altura em que o bloco europeu, como um todo, continua a aceitar a compra de gás natural proveniente de território russo. Estes três países (Letónia, Estónia e Lituânia) apresentam-se, então, como exceções à regra.

Leia Também: Alemanha e Itália com dúvidas sobre mecanismo para pagar gás russo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório