Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Se "quedas continuarem", combustíveis podem aliviar (até 10 cêntimos)

Petróleo tem estado a negociar de forma volátil, mas, se as quedas continuarem, é expectável que os preços dos combustíveis aliviem já na segunda-feira - e as descidas podem chegar aos 10 cêntimos. 

Se "quedas continuarem", combustíveis podem aliviar (até 10 cêntimos)
Notícias ao Minuto

10:42 - 31/03/22 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

O petróleo tem estado a negociar de forma volátil ao longo desta semana, o que torna mais difícil antecipar as expectativas relativamente aos preços dos combustíveis na próxima semana. Contudo, se as quedas continuarem, é expectável que os preços baixem já na segunda-feira - e as descidas podem chegar aos 10 cêntimos

"Dadas as atuais circunstâncias, torna-se difícil de avançar com eventuais previsões sobre as subidas/descidas dos preços dos combustíveis. No entanto, se as quedas continuarem, pode-se esperar uma redução dos combustíveis já na próxima semana", explicou o analista Henrique Tomé, da XTB, em declarações ao Notícias ao Minuto

A manter-se esta tendência, de acordo com a CNN, o gasóleo pode ficar mais barato cerca de dez cêntimos na próxima segunda-feira e a gasolina cerca de três cêntimos. Estes cálculos, sublinhe-se, têm por base as cotações nos mercados internacionais até esta hora, pelo que os valores ainda podem variar. 

O preço do petróleo está a desvalorizar na sessão desta quinta-feira, com o barril do Brent - que serve de referência para as importações nacionais - a negociar abaixo dos dólares. De acordo com o Investing, há momentos, o Brent descia 4,4% para 106,57 dólares por barril.

Contudo, a negociação da matéria-prima nos mercados internacionais, esta semana, tem ficado marcada pela volatilidade, conforme explicou o analista da XTB: 

"Logo na segunda-feira o petróleo abriu em gap de baixa e registou quedas superiores a 6% devido às medidas de confinamento aplicadas na cidade de Xangai, na China. Entretanto, os preços recuperaram a maior parte das quedas, mas durante a sessão de hoje voltaram a recuar fortemente, na sequência das notícias de que Joe Biden estaria disposto a libertar novas reservas estratégicas de petróleo a fim de atenuar a escalada dos preços", acrescentou Henrique Tomé. 

Abastecer o depósito ficou mais caro na segunda-feira, tanto para os condutores de carros a gasóleo como para os que têm carros a gasolina. Contas feitas, a gasolina subiu mais do que o previsto, mas o gasóleo encareceu ligeiramente abaixo das previsões. 

O gasóleo aumentou 15 cêntimos por litro, ao passo que a gasolina encareceu 10 cêntimos por litro.

[Notícia atualizada às 11h21]

Leia Também: Nesta localidade vai 'nascer' um bairro de habitação jovem

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório