Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Savannah e empresa ABB juntas no projeto previsto para o Barroso

A Savannah Resources e a empresa tecnológica ABB, com sede na Suíça, assinaram um memorando de entendimento com vista ao desenvolvimento do projeto de exploração de lítio em Boticas, no distrito de Vila Real, foi hoje anunciado.

Savannah e empresa ABB juntas no projeto previsto para o Barroso
Notícias ao Minuto

15:22 - 30/03/22 por Lusa

Economia Lítio:

O projeto para a mina, que se situará em área das freguesias de Dornelas e Covas do Barroso, está a ser promovido pela empresa Savannah Lithium, Lda., uma subsidiária da Savannah Resources, que prevê uma exploração de lítio e outros minerais a céu aberto.

A área de concessão prevista é de 593 hectares e este é um dos projetos de extração de minerais de lítio que está mais avançado em território português. Depois da consulta pública do Estudo de Impacto Ambiental, aguarda-se, agora, a Declaração de Impacto Ambiental (DIA) pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e, se a decisão for favorável a empresa poderá avançar para a exploração.

Hoje, em comunicado, a Savannah disse que está a "realizar um estudo de viabilidade definitivo para a construção de uma unidade de produção de concentrado de lítio no norte de Portugal".

"A visão estratégica da Savannah é construir uma operação de produção mineral de última geração, que possibilite alcançar um concentrado de espodumena, matéria-prima estratégica na cadeia de fornecimento de baterias da Europa, com um ultrabaixo nível de carbono", referiu a empresa.

No comunicado foi explicado que, ao abrigo de um acordo em estágio inicial, a "ABB aplicará os seus conhecimentos técnicos para delinear o controlo de produção, soluções de processamento para a produção de concentrado de lítio e operações integradas de mineração de espodumena, em conformidade com o objetivo da Savannah de operações de neutras em carbono até 2030".

Futuramente, a Savannah também "irá trabalhar em acordos vinculativos com a ABB em relação à eletrificação, automação e soluções digitais".

"A ABB está na vanguarda da automação e eletrificação de que necessitamos para a nossa viagem de descarbonização à medida que avançamos no desenvolvimento do projeto lítio do Barroso", afirmou o CEO da Savannah, David Archer, citado no comunicado.

Frederik Esterilizem, da multinacional ABB, disse que "o desenvolvimento do projeto lítio do Barroso da Savannah oferece uma oportunidade adicional para mostrar a liderança da ABB em automação industrial e eletrificação inteligente na Europa, aplicada em operações chave para a emergente cadeia de fornecimento de baterias europeia".

"Este é mais um passo à medida que continuamos a viabilizar operações mineiras mais sustentáveis e livres de combustíveis fósseis", frisou este responsável.

A ABB (ABB: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder mundial em tecnologia, com mais de 130 anos de história e 105 mil empregados em 100 países, que juntou ao seu portefólio o software de eletrificação, robótica, automação e movimento.

O projeto de lítio da Savannah para o Barroso está a ser contestado pela população e pelos autarcas de Boticas.

Leia Também: Vaticano. Papa Francisco encontrou-se com crianças ucranianas refugiadas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório