A Sociedade Ponto Verde (SPV) e a Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem (AIVE) lançaram o projeto 'Mais Vidro, Mais Reciclagem #Horecafazpartedasolução' que, com três modelos de atuação, pretende dar aos estabelecimentos do canal HORECA mais ferramentas para a separação de embalagens de vidro.
"O objetivo é contribuir para o aumento da taxa de reciclagem deste material em Portugal", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Deste modo, "para facilitar o processo de reciclagem das embalagens de vidro" vão ser instalados 270 vidrões com um inovador sistema para "possibilitar o baldeamento assistido em diversos municípios do país, em zonas da Algar, Cascais Ambiente, Lipor e Resinorte – as empresas que fazem a gestão dos resíduos nas zonas selecionadas para o projeto piloto".
"Tratam-se de ecopontos, suportados por um mecanismo tecnológico, que vão baldear automaticamente um contentor de 120lts litros de uma única vez. Desta forma o processo manual de colocação das embalagens uma a uma é anulado, o que torna a separação mais célere e eficaz", pode ler-se no mesmo comunicado.
Leia Também: Parlamento e campanha eleitoral no currículo do novo ministro do Ambiente