Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Governo pediu 'socorro' ao FMI para dívidas das empresas

O Governo pediu ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para reduzir o endividamento das empresas portuguesas e o órgão acedeu, estando agora a ser estudada uma reestruturação da dívida das empresas pelos ministérios das Finanças e da Economia e pelo Banco de Portugal, noticia o Expresso.

Governo pediu 'socorro' ao FMI para dívidas das empresas
Notícias ao Minuto

09:09 - 29/03/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Cartas

A 12 de novembro de 2013, António Pires de Lima, ministro da Economia, enviou uma missiva endereçada a José Viñals, consultor financeiro do Fundo Monetário Internacional (FMI), a pedir ajuda para resolver a dívida das empresas, conta o Expresso.

Pires de Lima pedia medidas para viabilizar empresas em dificuldades financeiras, ou seja, uma reestruturação da dívida das empresas portuguesas.

Na sequência desse pedido, o FMI enviou uma comissão técnica a Portugal que produziu um relatório e é com base nesse documento que existe já um esforço conjunto do ministério das Finanças, da Economia e do Banco de Portugal para encontrar um reestruturação que possa ser apresentada na 12ª avaliação da troika.

Esta reestruturação, que já tinha ficado decidida na 11ª avaliação, deverá englobar quatro tópicos: o programa Revitalizar; uma melhoria do quadro de resolução da dívida; o enquadramento legar e fiscal, promoção de recapitalização e entrada de dinheiro novo em empresas em recuperação; revisão dos papeis dos diferentes agentes, dando-lhe mais recursos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório