Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Guerra pode levar Ucrânia a interromper exportações de produtos agrícolas

Assessor presidencial admite que as exportações venham a ser interrompidas.

Guerra pode levar Ucrânia a interromper exportações de produtos agrícolas
Notícias ao Minuto

15:44 - 19/03/22 por Notícias ao Minuto

Economia Rússia/Ucrânia

A guerra pode levar a Ucrânia a interromper as exportações de produtos agrícolas, admitiu, este sábado, o assessor presidencial Oleh Ustenko.

Numa entrevista televisiva, citada pela Reuters, Ustenko, que é assessor económico de Volodymyr Zelensky, explicou que as exportações podem vir a parar, uma vez que o país pode não produzir colheitas suficientes para exportar caso os períodos de sementeiras tenham de ser interrompidos devido à invasão.

“A Ucrânia tem reservas suficientes de grãos [sementes] e alimentos para sobreviver por um ano, mas se a guerra continuar... (A Ucrânia) não poderá exportar para o mundo, e haverá problemas”, disse, sublinhando que a Ucrânia é o quinto maior exportador de trigo a nível mundial. 

Recorde-se que, esta semana, um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou que a economia da Ucrânia pode cair até 35% caso a invasão russa se prolongue. As previsões apontam para um queda de pelo menos 10% este ano.

“O conflito poderá agravar ainda mais os preços internos e globais da energia e dos alimentos, aumentando a inflação e exercendo pressão sobre as posições fiscal e externa”, alertou o FMI, que indicou ainda que os danos da guerra serão “devastadores” para a economia global.

Recorde-se que a guerra na Ucrânia entrou este sábado no 24.º dia. Segundo a ONU, mais de 800 civis morreram, incluindo crianças. Contudo, os número reais são “consideravelmente elevados”. Além disso, a invasão já provocou mais de 3,2 milhões de refugiados. 

Leia Também: Parlamento de Kyiv pede à UE decisão "rápida e positiva" sobre adesão

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório