Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Açores selecionados para projeto da Comissão Europeia

Os Açores foram um dos 50 destinos europeus selecionados para integrar o Projeto "Smart Tourism Destinations", iniciativa da Comissão Europeia para melhorar os serviços e as experiências de turismo através de soluções digitais inovadoras.

Açores selecionados para projeto da Comissão Europeia
Notícias ao Minuto

17:09 - 18/03/22 por Lusa

Economia Smart Tourism Destinations

"A Estrutura de Gestão de Sustentabilidade do Destino -- Açores DMO -- integrada na Secretaria Regional dos Transportes, Turismo e Energia, foi formalmente notificada de que Destino Açores foi um dos destinos selecionados para participar no projeto, através da 'call' europeia EU Destinations Managers", lê-se numa nota publicada hoje no portal na Internet do Governo dos Açores.

De acordo com o executivo, este projeto compreende "a participação num conjunto de atividades de formação e de capacitação em gestão de destinos sustentáveis", com o objetivo de "melhorar a eficiência na capacidade de gestão e leitura dos dados ao serviço do turismo".

Os participantes selecionados para integrar esta iniciativa da Comissão Europeia também farão parte de "uma comunidade de destinos europeus de elite, que permitirá a partilha de conhecimentos sobre boas práticas de turismo inteligente", acrescenta.

Para o Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, a seleção dos Açores para participação neste projeto "reforça o posicionamento da região como um destino de referência no mapa dos destinos europeus mais sustentáveis, inovadores e com capacidade para liderar novos paradigmas de desenvolvimento".

Citado na mesma nota, o secretário regional com a tutela do Turismo, Mário Mota Borges, refere que a participação da Região Autónoma dos Açores neste projeto constitui "uma valiosa oportunidade de aprendizagem".

Segundo o governante, a iniciativa "estabelecerá as raízes da colaboração, partilha de conhecimentos e troca de experiências e de melhores práticas dentro do ecossistema de turismo da União Europeia".

Para o secretário regional dos Transportes, Turismo e Energia, é premente a região caminhar "para um modelo de turismo inteligente, no qual as decisões são tomadas de forma informada e suportadas por dados fidedignos e atualizados, em linha com as premissas fundamentais das orientações da Comissão Europeia para a transição digital no turismo".

Os pressupostos da certificação dos Açores como "Destino Turístico Sustentável" tiveram "grande relevância no processo de candidatura e seleção", uma vez que "a demonstração de evidências de utilização de dados no âmbito da gestão do destino turístico era um requisito fundamental", lê-se ainda na nota.

Leia Também: Bolieiro com esperança na retoma do turismo apesar da "incerteza"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório