Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Combustíveis: Publicado apoio excecional para táxis e autocarros

Com este apoio, "o Governo pretende que o efeito do aumento conjuntural dos preços de combustível não se reflita de forma direta nos preços dos títulos de transporte".

Combustíveis: Publicado apoio excecional para táxis e autocarros
Notícias ao Minuto

10:39 - 18/03/22 por Notícias ao Minuto

Economia Transportes públicos

Foi publicado esta sexta-feira, em Diário da República, o despacho que aprova o regulamento do apoio extraordinário e excecional ao setor dos transportes públicos, estando abrangidos os táxis e autocarros de passageiros, incluindo os movidos a gás natural.

Em comunicado, o Ministério do Ambiente sublinha que "este apoio pretende mitigar os efeitos da escalada de preços do combustível, prolongando o apoio que já tinha sido concedido entre novembro de 2021 e março de 2022". 

Com este apoio, "o Governo pretende que o efeito do aumento conjuntural dos preços de combustível não se reflita de forma direta nos preços dos títulos de transporte, aumentando assim os encargos para as famílias e demovendo-as da utilização do transporte público".

A tutela estima que a medida alcance, no máximo, 25,1 milhões de euros, com 4,2 milhões de euros atribuídos aos táxis e 20,9 milhões de euros aos autocarros

"Esta verba representa um aumento substancial face ao que foi atribuído em 2021, já que o benefício por litro de combustível aumenta de 10 para 30 cêntimos", pode ainda ler-se no mesmo comunicado. 

Estas medidas fazem parte de um pacote mais abrangente para responder à subida dos preços dos combustíveis, com ajudas dirigidas às famílias e empresas de transportes, que vão ter um impacto de cerca de 300 milhões de euros, disse, na altura, o ministro das Finanças, João Leão. 

Leia Também: Siga em direto o sorteio dos 'oitavos' da Liga dos Campeões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório