Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Há 23.073 vagas de emprego para refugiados em Portugal. Em que setores?

Destacam-se os setores das tecnologias de informação, transportes (motoristas), restauração e hotelaria, setor social e construção civil, adiantou fonte da tutela ao Notícias ao Minuto.

Há 23.073 vagas de emprego para refugiados em Portugal. Em que setores?
Notícias ao Minuto

13:11 - 16/03/22 por Notícias ao Minuto

Economia IEFP

As empresas portuguesas já registaram 23.073 ofertas de trabalho para refugiados ucranianos na plataforma criada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) na semana passada, confirmou fonte do Ministério do Trabalho ao Notícias ao Minuto.

"Até às 10h00 de 16 de março estavam registada 23.073 vagas/postos de trabalho", adiantou fonte oficial da tutela. 

Em que setores há mais vagas? "Existe uma enorme diversidade de profissões pretendidas, sendo que os principais setores com ofertas de emprego colocadas são tecnologias de informação, transportes (motoristas), restauração e hotelaria, setor social e construção civil", revelou a mesma fonte. 

'Portugal for Ukraine' é uma iniciativa do Executivo português, lançada a 28 de fevereiro, para apoiar os cidadãos da Ucrânia que pretendem, por razões de conflito armado e humanitárias, residir em Portugal.  

As empresas podem manifestar a intenção de recrutar cidadãos ucranianos, através do preenchimento de um formulário, disponível no site oficial do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). 

É de realçar que o Governo aprovou, na semana passada, um mecanismo simplificado para a obtenção de proteção temporária por parte de refugiados ucranianos, prevendo que os cidadãos que cheguem a Portugal tenham a garantia de ficar em situação regular, sendo-lhes atribuído de forma automática número de identificação fiscal (NIF), número de identificação da Segurança Social (NISS) e número de utente do Serviço Nacional e Saúde (SNS). 

Leia Também: Renováveis geram mais de metade da eletricidade de janeiro e fevereiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório