Antram reivindica apoio de 30 cêntimos por litro no combustível

A Antram exigiu hoje, numa reunião com o Governo, que os transportes pesados de mercadorias sejam também abrangidos pelo apoio de 30 cêntimos por litro de combustível, tal como está previsto para os ligeiros de mercadorias.

Patrões não cumprem mapa de reivindicações? ANTRAM desmente sindicatos

© iStock

Lusa
15/03/2022 20:24 ‧ 15/03/2022 por Lusa

Economia

Antram

"Expusemos a necessidade de também sermos contemplados com as ajudas imediatas já adotadas para as viaturas de ligeiros", disse à Lusa o presidente Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), Pedro Polónio, após uma reunião com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos.

Em causa está um apoio de 30 cêntimos por litro de combustível e Ad Blue devido à escalada dos preços dos combustíveis anunciado na segunda-feira pelo Governo, para os transportes de mercadorias por conta de outrem, até 3,5 toneladas, e também para os TVDE (Transporte individual e remunerado de passageiros em Veículos Descaracterizados).

A medida faz parte de "um caderno de ajudas" proposta esta tarde pela ANTRAM e que mereceu "empatia" do gabinete de Pedro Nuno Santos, disse.

Pedro Polónio referiu ainda que na reunião ficou também "confirmado" que o setor será abrangido pela linha de crédito de 400 milhões de euros destinada a empresas que operam nos setores da indústria transformadora e dos transportes, com peso igual ou superior a 20% de custos energéticos nos custos de produção; ou com aumento do custo de mercadorias vendidas e consumidas superior a 20%; ou com quebra de faturação operacional igual a 15% quando resulte da redução de encomendas devido à escassez ou dificuldade de obtenção de matérias primas, componentes, ou bens intermédios.

A Antram defendeu ainda "a necessidade de alargar o incentivo do gasóleo profissional a um elevado número de tipologias que não estão agora contempladas", acrescentou Pedro Polónio.

"Outro problema específico falado e que afeta muito o setor, sobretudo os que têm frotas mais recentes, é o elevado custo do consumo do Ad Blue, que hoje em dia custa cinco vezes mais do que há um ano", sublinhou o líder da ANTRAM.

Segundo disse, "nos próximos dias" haverá novos contactos com o Governo sobre o tema, que terá de ser analisado também com outros ministérios, nomeadamente o da Economia e o do Ambiente.

Leia Também: Autarcas receosos de aumento dos combustíveis, energia e matérias-primas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas