Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Portugal "não tem constrangimentos" na disponibilidade de energia

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, assegurou hoje que Portugal não tem constrangimentos nas disponibilidades de produtos energéticos, mas realçou que o mesmo não pode ser dito sobre o preço, destacando os aumentos "expressivos" que se têm registado.

Portugal "não tem constrangimentos" na disponibilidade de energia
Notícias ao Minuto

16:50 - 15/03/22 por Lusa

Economia Ministro

Falando num debate solicitado pelo grupo parlamentar do PCP sobre o preço dos combustíveis, Matos Fernandes precisou que "não se vislumbram constrangimentos" na disponibilidade dos vários produtos energéticos.

No caso do gás natural, apontou, este produto tem chegado conforme o previsto. "Temos as reservas a três quartos e ainda ontem houve uma descarga", precisou.

Relativamente aos combustíveis rodoviários, "temos reservas públicas para três meses", às quais se somam ainda as dos operadores.

Também na eletricidade, o ministro do Ambiente não antecipa dificuldades.

Mas se "em relação às disponibilidades não há constrangimentos", "o mesmo não pode ser dito em relação ao preço", referiu o ministro do Ambiente, acentuando que "este é volátil, crescente e cresce já a partir de patamares elevados".

Matos Fernandes referiu que, perante este contexto, o Governo agiu e continuará a agir para ajudar as empresas, os transportes e as famílias, mas alertou que "os aumentos são expressivos", "todos os vamos pagar".

"Que fique claro: não vos pinto um mundo de aguarela. Os aumentos são expressivos, todos os vamos pagar", disse.

Perante o atual quadro, "o nosso papel será sempre o de, não perdendo o rumo de aposta nas renováveis, contribuir para manter intacto o aparelho produtivo e apoiar aqueles que são mais frágeis ou sofrem maior impacto", acrescentou.

O governante referiu alguns dos apoios às famílias e empresas que têm sido postos em marcha como forma de mitigar a subida do preço dos combustíveis -- como o Autovoucher ou a redução do ISP -- apontando as notícias de que "já não parece rentável abastecer em Espanha, com o preço do gasóleo a preços semelhantes nos dois países peninsulares".

[Notícia atualizada às 19h51]

Leia Também: Desacordo entre juízes sobre financiamento britânico a gás em Moçambique

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório