Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Contratar ucranianos? Este é o formulário que as empresas devem preencher

As empresas com disponibilidade para recrutar cidadãos ucranianos podem preencher um formulário disponibilizado pelo IEFP.

Contratar ucranianos? Este é o formulário que as empresas devem preencher
Notícias ao Minuto

08:24 - 14/03/22 por Notícias ao Minuto

Economia Empresas

Já se contabilizam mais de 20 mil ofertas de emprego em Portugal para refugiados ucranianos na plataforma criada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para o efeito, segundo os dados mais recentes cedidos pelo Ministério do Trabalho ao Notícias ao Minuto. As empresas com disponibilidade para recrutar cidadãos ucranianos podem preencher este formulário

'Portugal for Ukraine' é uma iniciativa do Executivo português, lançada a 28 de fevereiro, para apoiar os cidadãos da Ucrânia que pretendem, por razões de conflito armado e humanitárias, residir em Portugal.  

De acordo com o Governo, o "IEFP fará o mapeamento das competências dos trabalhadores ucranianos acolhidos, dos locais de acolhimento/residência e das ofertas de emprego disponíveis, e entrará em contacto para apresentar candidatos, caso se verifique um ajustamento ao perfil pretendido pela sua empresa". 

Depois, "quando se identifiquem cidadãos ucranianos que possam satisfazer a intenção de contratação das empresas, a oferta de emprego deve ser formalizada ao IEFP, para que possa também aceder aos apoios disponíveis". 

A ministra do Trabalho e da Segurança Social, Ana Mandes Godinho, fez um apelo para que as empresas continuem a disponibilizar ofertas de emprego, indicando que o IEFP tem agora uma ‘task force’ para garantir a melhor adequação possível entre as qualificações e perfil dos ucranianos que chegam a Portugal e as necessidades das empresas.

É de realçar que o Governo aprovou um mecanismo simplificado para a obtenção de proteção temporária por parte de refugiados ucranianos, prevendo que os cidadãos que cheguem a Portugal tenham a garantia de ficar em situação regular, sendo-lhes atribuído de forma automática número de identificação fiscal (NIF), número de identificação da Segurança Social (NISS) e número de utente do Serviço Nacional e Saúde (SNS). 

Leia Também: Presidente do IEFP mantém-se no cargo até conclusão do concurso público

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório