O petróleo está a desvalorizar esta segunda-feira, no dia em que Kyiv e Moscovo voltam às negociações por videoconferência. A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em maio está já abaixo dos 110 dólares por barril.
Há momentos, de acordo com o Investing, o preço do Brent descia 3,2% para 109,05 dólares por barril.
Desde o início da invasão militar da Ucrânia pela Rússia, a 24 de fevereiro, já houve três rondas de conversações na Bielorrússia, tendo as reuniões abordado principalmente a questão dos corredores humanitários para a saída da população civil.
Na quinta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, e o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kouleba, saíram das conversações na Turquia sem anunciar quaisquer progressos tangíveis, mas comprometeram-se a continuar o diálogo.
Isto no dia em que o índice de referência da Bolsa de Valores de Hong Kong, o Hang Seng, abriu a cair abaixo da barreira psicológica dos 20.000 pontos, pela primeira vez desde meados de 2016.
Nos últimos dias, as bolsas de valores chinesas sofreram perdas significativas devido a receios sobre o impacto económico da guerra na Ucrânia e de surtos causados no país pela variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2, que já resultaram no confinamento de grandes cidades como Shenzhen.
Leia Também: Combustíveis hoje ficam mais caros. Preço do gasóleo sobe 13 cêntimos