Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Inflação em Espanha dispara para 7,6%, o nível mais alto em 35 anos

A inflação homóloga em Espanha no mês de fevereiro subiu para 7,6%, fixando-se no nível mais alto em 35 anos, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Inflação em Espanha dispara para 7,6%, o nível mais alto em 35 anos
Notícias ao Minuto

11:20 - 11/03/22 por Lusa

Economia Espanha

Este crescimento ficou duas décimas acima da estimativa avançada pelo INE há duas semanas e situou-se 1,5 pontos acima do valor homólogo registado em janeiro deste ano, refere o instituto espanhol em comunicado.

Trata-se da taxa de inflação mais alta desde dezembro de 1986, sendo que a eletricidade, a gasolina e a alimentação são os componentes do índice que tiveram maior peso na sua subida.

Assim, a taxa de inflação homóloga voltou a subir depois de ter recuado em janeiro, face a dezembro do ano passado, quando passou de 6,5% para 6,1%, quebrando a tendência de subida em dez meses consecutivos.

Em fevereiro, a inflação homóloga voltou a subir num contexto que está a ser marcado pelas tensões causadas pelo conflito armado na Ucrânia, o qual eclodiu em 24 de fevereiro deste ano.

Entretanto, o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), que é o indicador mais apropriado para comparar a inflação entre os diferentes países da União Europeia, foi de 7,6% em fevereiro, um ponto e meio acima do registado no mês anterior.

Leia Também: Volume de negócios nos serviços cresceu 22,1% em janeiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório