Italiana Eni põe à venda 7% da Galp
A Eni pôs à venda cerca de 7% do capital social que detém na petrolífera Galp, segundo informação divulgada hoje na página da empresa italiana na Internet.
© Reuters
Economia Empresas
Os 58 milhões de ações, informa a mesma nota, são títulos em relação às quais a Amorim Energia não exerceu o seu direito de preferência e serão colocadas junto de investidores qualificados.
Os bancos Goldman Sachs e Mediobanca serão os intermediários da operação.
Quando esta operação for concluída, e tendo em conta que nos últimos meses a Eni já vendeu em bolsa 0,34% da Galp em que também não foram exercidos direito de preferência, a empresa italiana ficará com aproximadamente 9% da petrolífera portuguesa face aos 16% que detém.
No entanto, 8% estão adjudicados a uma emissão de obrigações convertíveis em ações, sendo que apenas os restantes 1% poderão ser negociados, apesar do direito de preferência da Amorim Energia.
De acordo com o portal da Galp, a Amorim Energia é o principal acionista da Galp, com 38,34%, seguida da Eni com 16,34% e da empresa pública Parpública com 7%. Os restantes 38,32% estão dispersos em bolsa.
As ações da Galp subiram hoje 0,97% na bolsa de Lisboa para 12,48 euros.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com