Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Combustíveis encareceram mais do que previsto. Gasolineiras não explicam

Previa-se uma subida de 14 cêntimos no gasóleo e oito na gasolina, o que levou o secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) a dizer, na semana passada, não ter memória de uma "subida tão grande" do preço dos combustíveis. Contudo, houve locais onde os preços cresceram mais.

Combustíveis encareceram mais do que previsto. Gasolineiras não explicam
Notícias ao Minuto

09:32 - 09/03/22 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

O aumento dos preços dos combustíveis já era esperado, mas vários postos de combustíveis acabaram por subir os preços acima do previsto na segunda-feira, altura em que o preço médio da gasolina simples 95 ficou bem próximo dos dois euros por litro.

A notícia, sublinhe-se, foi avançada pela CNN, que contactou a Galp, a Repsol e a BP mas não obteve uma justificação para os aumentos acima das previsões. De acordo com o canal de televisão, há duas explicações possíveis: as gasolineiras antecipam novas subidas do petróleo nas próximas semanas e estão, por isso, a precaver-se ou ao aumentar os preços a quantidade de combustíveis vendidos reduz-se, pelo que é preciso aumentar a margem por litro para gerar o mesmo volume de lucros. 

Vale lembrar que o diploma que permite ao Governo limitar margens na comercialização de combustíveis foi publicado em outubro e está em vigor. Trata-se de um decreto-lei que determina "a possibilidade de fixação de margens máximas de comercialização para os combustíveis simples".

O secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) disse, na semana passada, não ter memória de uma "subida tão grande" do preço dos combustíveis, após o anúncio da subida de 14 cêntimos no gasóleo e oito na gasolina na próxima semana.

António Comprido realçou, na altura, que Portugal não tem capacidade de intervenção na fixação dos preços dos combustíveis, pelo que a subida dos preços nos mercados internacionais "vai ter inevitavelmente de se refletir" no preço praticado nos postos de abastecimento.

Para atenuar o impacto desta subida, o Governo anunciou que vai criar, já a partir da próxima sexta-feira, um mecanismo de compensação de forma a reduzir no ISP (Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos) a subida do IVA no preço dos combustíveis.

Além disso, o primeiro-ministro, António Costa, disse que o programa IVAucher dirigido aos combustíveis (Autovoucher) se vai manter enquanto for necessário.

Leia Também: Mendonça Mendes: "Estado não está a ganhar dinheiro com os combustíveis"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório