Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

DECO denuncia pagamento presencial de faturas pelos clientes da NOS

A DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor informou hoje que denunciou à ANACOM que tem sido cobrado aos consumidores nas lojas da NOS Comunicações um valor de 80 cêntimos pelo pagamento presencial de faturas.

DECO denuncia pagamento presencial de faturas pelos clientes da NOS
Notícias ao Minuto

07:31 - 08/03/22 por Lusa

Economia DECO

Em comunicado, a associação diz ter recebido reclamações de consumidores a quem tem sido cobrado nas lojas da empresa de telecomunicações NOS um valor extra de 80 cêntimos pelo pagamento presencial das suas faturas, uma prática que a associação considera "ilegítima".

Os consumidores, além de terem de pagar mais 80 cêntimos pelo seu serviço de telecomunicações, veem também limitado o direito de livre escolha quanto à forma de pagamento, segundo a associação.

"Esta cobrança lesa gravemente os direitos dos consumidores seus clientes e é uma violação dos princípios da universalidade e igualdade que resultam da natureza pública do serviço de telecomunicações", refere a DECO.

A associação considera igualmente que é "uma prática abusiva", ao forçar os consumidores a "optar contra a sua livre vontade, por outra forma de pagamento".

"À semelhança do que já acontece neste e noutros setores, os consumidores podem ser incentivados, inclusivamente através da oferta de benefícios ou descontos, a utilizar determinados meios de pagamento (como o débito bancário), mas o direito de liberdade de escolha deve pertencer sempre ao consumidor, que não deve ser penalizado por optar por determinada forma de pagamento", sublinha a DECO.

A associação chama a atenção para o facto de ser "particularmente gravosa para os consumidores mais vulneráveis, nomeadamente idosos com menores rendimentos ou com baixa literacia digital que preferem pagar as suas faturas de telecomunicações em loja".

Igualmente preocupante, segundo a DECO, foi a forma como a NOS introduziu este custo extra, "sem a devida informação aos consumidores desta alteração contratual".

Leia Também: Sociedade Portuguesa lança campanha para aumentar literacia sobre miomas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório