Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Porto de Leixões passa a gerir terminal de mercadorias da Guarda

A gestão do terminal ferroviário de mercadorias da Guarda vai passar da Infraestruturas de Portugal (IP) para a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), segundo um decreto-lei publicado hoje em Diário da República.

Porto de Leixões passa a gerir terminal de mercadorias da Guarda
Notícias ao Minuto

14:38 - 04/03/22 por Lusa

Economia Porto de Leixões

"Pelo presente decreto-lei opera-se a afetação dos bens do domínio público ferroviário --- o terminal ferroviário de mercadorias da Guarda --- à APDL, S. A., com a devida salvaguarda de todos os direitos e deveres contratuais e legais até hoje assumidos pela IP, S. A., que são também transferidos", pode ler-se no decreto-lei hoje publicado.

O decreto-lei entrará em vigor no sábado, mas as transferências de bens e de competências no terreno só entrarão em vigor em 01 de setembro.

A decisão hoje conhecida vai permitir que seja criado na cidade beirã um porto seco, cujo conceito legal criado em 2019 "potencia a concentração e o desembaraço das mercadorias que circulam entre armazéns de depósito temporário, aumentando a competitividade dos portos e do setor exportador e importador nacional", segundo o texto legislativo hoje conhecido.

Segundo o executivo, o terminal de mercadorias da Guarda encontra-se "numa localização geográfica de referência ao espaço de influência do porto, com proximidade a potenciais operadores de relevante valor acrescentado".

"Urge tornar o porto seco da Guarda num eixo fundamental do posicionamento na centralidade do interior da península, criando uma âncora logística fundamental no interior do país, com impacto relevante no produto interno bruto nacional, motivando a aceleração da economia local e servindo as regiões centro e norte e os territórios fronteiriços de Espanha e de Portugal", pode ler-se no texto.

O Governo argumenta ainda que "a captação e tratamento de carga a ser movimentada no porto de Leixões poderá ocorrer em plataformas logísticas geograficamente distantes, mas que o meio ferroviário aproxima".

"Simultaneamente, tal como consta dos objetivos estratégicos da APDL, S. A., o reforço da conexão com o 'hinterland' [interior] do porto de Leixões é um fator decisivo para o crescimento da infraestrutura portuária e para o desenvolvimento social do território de influência, favorecendo a sua competitividade e a dos seus clientes", é também referido.

O Governo defende ainda a transferência para a APDL com o previsto "crescimento da atividade de movimentação de mercadorias no porto de Leixões nos próximos anos, em resultado da reorganização e capacitação da área portuária, designadamente através da construção do novo terminal de contentores e do prolongamento do quebra -mar, o que aumentará significativamente a sua atual capacidade fixada de 850 mil de TEU (unidade equivalente a 20 pés)".

Em 29 de outubro do ano passado, o presidente da APDL, Nuno Araújo, falando no congresso da Associação dos Transitários de Portugal (APAT), já tinha considerado a Guarda como "um dos locais privilegiados para ter um porto seco, um 'hub'" que concentre "uma parte significativa das cargas dessa zona do país", para "depois ir de ferrovia para o centro da Europa".

Na mesma ocasião, Nuno Araújo disse que que "de certeza absoluta" que em 2022 o terminal ferroviário da IP em Leixões seria integrado na APDL.

Com a construção da concordância da Mealhada, a linha ferroviária do Norte ficará ligada diretamente à linha da Beira Alta, permitindo a ligação direta entre o porto de Leixões e a Guarda sem efetuar paragem ou manobras na Pampilhosa.

Leia Também: Algarve. Assinado contrato para eletrificar ferrovia entre Tunes e Lagos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório