Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Sines assegurou 100% do abastecimento de gás natural em fevereiro

O Terminal de Sines assegurou a totalidade do abastecimento de gás natural em Portugal durante o mês de fevereiro, tendo-se ainda registado exportações, através da interligação com Espanha, equivalentes a 10% do consumo nacional, informou hoje a REN.

Sines assegurou 100% do abastecimento de gás natural em fevereiro
Notícias ao Minuto

11:19 - 03/03/22 por Lusa

Economia Sines

Segundo dados da REN -- Redes Energéticas Nacionais, o mercado de gás natural registou em fevereiro um crescimento homólogo de 21%, impulsionado pelo segmento de produção de energia elétrica, que aumentou quase 400% "devido à reduzida disponibilidade de energia renovável, ao contrário do que tinha acontecido no período homólogo anterior".

No segmento convencional, que abrange os restantes consumidores, registou-se, tal como vem acontecendo nos últimos meses, "uma forte contração homóloga" de 23%, acrescenta a REN em comunicado.

No acumulado dos primeiros dois meses do ano, o consumo anual de gás natural registou uma variação de 5,7%, com um crescimento de 123% no segmento de produção de energia elétrica e uma contração de 26% no segmento convencional.

Quanto ao consumo de energia elétrica, apresentou em fevereiro um crescimento homólogo de 3,1%, que se reduz para 1,6% com correção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis. A evolução anual registou uma variação negativa de 2,3% ou de menos 0,1% com correção da temperatura e dias úteis.

De acordo com a REN, em fevereiro "acentuaram-se as condições meteorológicas particularmente negativas para as energias renováveis".

Assim, o índice de produtibilidade hidroelétrica ficou reduzido a 0,14 (média histórica igual a 1) e o de produtibilidade eólica a 0,71 (média histórica igual a 1), com as condições verificadas a favorecerem apenas a produção fotovoltaica, com um índice de 1,13 (média histórica igual a 1), mas com "uma expressão ainda muito inferior às outras tecnologias".

Em fevereiro, a produção fotovoltaica atingiu, pela primeira vez, potências superiores a 1.000 MW (Megawatts).

A produção renovável, por seu turno, abasteceu apenas 37% do consumo, enquanto a não renovável assegurou 30% e os restantes 33% foram abastecidos com recurso a energia importada.

Relativamente à importação, registou "a percentagem mais elevada desde agosto de 1985", nota a REN.

No acumulado de janeiro e fevereiro, o índice de produtibilidade hidroelétrica situou-se em 0,25 (média histórica igual a 1), o de produtibilidade eólica em 0,83 (média histórica igual a 1) e o de produtibilidade solar em 1,25 (média histórica igual a 1).

Nestes dois meses, a produção renovável abasteceu 45% do consumo, repartida pela eólica com 25%, hidroelétrica com 11%, biomassa com 6% e fotovoltaica com 3,6%.

A produção a gás natural abasteceu 31% do consumo, tendo os restantes 24% correspondido ao saldo importador.

Leia Também: Maior fabricante de bebidas destiladas suspende fornecimento à Rússia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório