Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Apoio de 134 milhões é prova de confiança em Moçambique

O apoio de 134 milhões de euros que Portugal vai prestar a Moçambique é uma prova de "absoluta confiança" no futuro do país e na governação moçambicana, disse hoje o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho.

Apoio de 134 milhões é prova de confiança em Moçambique
Notícias ao Minuto

20:09 - 26/03/14 por Lusa

Economia Primeiro-ministro

Para o primeiro-ministro, que discursava durante um jantar oferecido pelo Presidente moçambicano, Armando Guebuza, à comitiva governamental portuguesa que participou na II cimeira luso-moçambicana, que teve hoje lugar em Maputo, o apoio representa ainda uma "aposta claríssima e sem hesitação" do Governo português em Moçambique.

"Esta é também uma prova de mais absoluta confiança no futuro de Moçambique e na governação das autoridades moçambicanas em prol do seu povo", afirmou Passos Coelho.

"Sabemos que é muito difícil atribuir ao acaso esses resultados. São sempre fruto de um grande esforço e de uma grande liderança, que será continuada certamente no futuro, mas que tem hoje um chão para caminhar", disse Passos Coelho.

Armando Guebuza, que classificou como "excelentes" as relações entre os dois países, destacou os investimentos portugueses em Moçambique, que fazem Portugal ocupar a terceira posição no investimento direto estrangeiro.

"Iremos encorajar mais investidores portugueses para escolherem Moçambique como destino dos seus investimentos e para forjarem cada vez mais parcerias, onde a consideração e o respeito mútuo com os empresários moçambicanos constituem uma característica permanente", sublinhou o Presidente moçambicano.

Para um maior fortalecimento das relações bilaterais, Armando Guebuza apelou ao Governo português para facilitar o "processo de obtenção de vistos de entrada" em Portugal aos cidadãos moçambicanos, atendendo ao "contexto de reciprocidade e consideração que Moçambique" concede aos portugueses.

"O Governo português pode contribuir mais ainda para impulsionar o relacionamento entre os nossos empresários e outros cidadãos dos nossos países, através da facilitação dos processos de obtenção de vistos de entrada no processo geográfico português", apelou Guebuza.

Durante a II Cimeira Moçambique-Portugal foram assinados cerca de 20 acordos de cooperação bilateral, "um número sem precedentes", que, segundo Passos Coelho, espelha "um relacionamento bilateral cada vez mais sólido".

Acompanham Passos Coelho os ministros dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, da Economia, António Pires de Lima, do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e ainda os secretários de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Luis Campos Ferreira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório