Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Taxa de gestão de resíduos "não pode aumentar fatura da água"

A taxa de gestão de resíduos poderá aumentar, mas a DECO considera que este acréscimo "não deve ser refletido na fatura dos consumidores".

Taxa de gestão de resíduos "não pode aumentar fatura da água"
Notícias ao Minuto

08:03 - 02/03/22 por Notícias ao Minuto

Economia DECO

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) defende que a taxa de gestão de resíduos não pode significar um acréscimo da fatura da água, sendo que é previsível que esta taxa venha a aumentar. 

"Sabe aquela tarifa de resíduos que paga na conta da água? Para além da ilógica forma de cálculo em função do consumo de água, a sua fatura ainda pode aumentar devido à subida de outra componente de custo de resíduos – a taxa de gestão de resíduos (TGR)", nota a DECO

A questão, explica a Associação, é que "nos últimos cinco anos, tem-se mantido a elevada quantidade de resíduos para eliminação em aterros, com aumento significativo em 2020", o que significa que "nos próximos anos, o valor anual do custo da TGR a cobrar aos municípios aumentará, passando dos 22 euros por tonelada depositada em aterro em 2021 para 35 euros por tonelada depositada em aterro em 2025, com o consequente aumento no valor a pagar pela taxa".

Ora, no entender da DECO, "penalizar pode ser um reforço para os comportamentos e a responsabilização de todos os agentes desta cadeia – promove-se a diminuição do consumo desenfreado e a contribuição para a recolha seletiva e reciclagem". Contudo, "a TGR também pode ser injusta. O consumidor não tem opção de reduzir este valor na sua fatura, mesmo que contribua para a redução dos resíduos em casa. Se a entidade gestora responsável não fizer o suficiente para o tratamento e a valorização dos resíduos, vai 'descontar' essa ineficácia no consumidor". 

Além disso, "na maioria dos municípios, a TGR cobrada ao consumidor também é calculada em função do consumo da água, o que é injusto", sublinha a Associação. 

Leia Também: Fisco está a recrutar 180 inspetores. Eis como apresentar a candidatura

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório