Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Candidaturas ao leilão de solar flutuante em sete barragens terminam hoje

O prazo para apresentação de candidaturas para instalação e exploração de centrais fotovoltaicas em sete barragens do país termina hoje, às 23:59, tendo o período de receção de propostas decorrido desde 29 de janeiro.

Candidaturas ao leilão de solar flutuante em sete barragens terminam hoje
Notícias ao Minuto

07:23 - 02/03/22 por Lusa

Economia Barragens

De acordo com a página da internet disponibilizada para o efeito, o registo de candidaturas ao leilão apresentado pelo ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, no final de novembro, está disponível até às 23:59 de hoje.

De acordo com o calendário enviado à Lusa, a licitação decorre em 04 de abril.

O Governo vai leiloar a exploração de 263 megawatts (MW) de energia solar em sete barragens do país, dos quais 100 em Alqueva, o "maior projeto de solar flutuante no mundo", segundo o secretário de Estado da Energia, João Galamba.

Segundo o despacho publicado, na região hidrográfica do Tejo, serão leiloados, 50 MW em Castelo de Bode e 33 MW no Cabril, e na região Norte serão leiloados 42 MW no Alto Rabagão, 17 em Vilar-Tabuaço, 13 MW em Paradela e 8 em Salamonde.

Segundo o ministro do Ambiente, que falou aos jornalistas à margem da conferência de apresentação do concurso, os próximos leilões ainda não têm data definida, mas o Governo está a apontar para que o seguinte ocorra em finais de 2022.

O ministro esclareceu ainda que o título dominial dos leilões "é por 30 anos", e que por isso "a produção pode acontecer durante 30 anos", mas o contrato do leilão "é por 15 anos".

"Quem concorrer, durante 15 [anos] produz eletricidade nas condições que resultarem do leilão. Depois tem os outros 15 anos para produzir em regime de mercado normal", adiantou.

Leia Também: O desemprego e outras 3 coisas que deve saber para começar o dia

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório