Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 22º

Mário Centeno admite estagflação na zona euro após ataque russo

Centeno diz que "um cenário próximo da estagflação não está fora das possibilidades que podemos enfrentar". 

Mário Centeno admite estagflação na zona euro após ataque russo
Notícias ao Minuto

11:46 - 28/02/22 por Notícias ao Minuto

Economia Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, admitiu esta segunda-feira um cenário de estagflação na zona euro - situação em que uma economia não cresce, o desemprego aumenta e os preços sobem -, no seguimento do ataque da Rússia à Ucrânia. 

"Estou convencido de que prevalecerá a tração de crescimento que a economia vinha a seguir", disse Centeno em entrevista à Bloomberg, acrescentando que "um cenário próximo da estagflação não está fora das possibilidades que podemos enfrentar"

Centeno considera, por isso, que é necessário "ajustar" as políticas a essa possibilidade. 

A designação estagflação descreve o período vivido na década de 1970 e início da década de 1980 (marcado pelo aumento dos preços do petróleo) em que houve inflação elevada (em alguns países superou os 10%), taxas de crescimento económico baixas e taxas de desemprego altas. Mais recentemente, esse receio tem sido falado devido aos problemas nas cadeias de abastecimento de produtos e alta dos preços da energia.

O Banco Central Europeu (BCE) disse na semana passada que está a acompanhar a situação na Ucrânia e tê-la-á em conta ao considerar a sua política monetária na próxima reunião de 10 de março.

Um porta-voz disse à EFE que "o BCE está a observar atentamente as implicações da situação na Ucrânia". "Na reunião de março, realizará uma análise abrangente das perspetivas económicas. Isto inclui desenvolvimentos recentes na área geopolítica", de acordo com o porta-voz do BCE.

Leia Também: Obrigações indexadas à inflação são aposta no atual contexto  

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório