Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Trabalhadores decidem hoje se aceitam novo acordo laboral da Autoeuropa

Cerca de 5.000 trabalhadores referendam hoje o novo pré-acordo laboral da Autoeuropa, que prevê aumentos salariais de 2% em 2022 e 2023, prevendo-se que o resultado seja conhecido cerca das 22:30.

Trabalhadores decidem hoje se aceitam novo acordo laboral da Autoeuropa
Notícias ao Minuto

06:50 - 25/02/22 por Lusa

Economia Autoeuropa

Na votação a decorrer desde quinta-feira, os trabalhadores da Autoeuropa decidem sobre o pré-acordo, que, a ser aprovado, além de assegurar os aumentos salariais de 2% e outras regalias, também deverá garantir a atribuição de um novo veículo da Volkswagen à fábrica de automóveis de Palmela, no distrito de Setúbal.

O compromisso alcançado este mês de fevereiro pela Comissão de Trabalhadores e a administração da Autoeuropa prevê ainda a manutenção do quarto turno e a possibilidade de um máximo de 44 'down-days' (dias de não produção, mas que são pagos na íntegra aos trabalhadores), face à previsível falta de semicondutores, que, no ano passado, obrigou a várias paragens de produção.

O pré-acordo prevê também uma eventual correção dos aumentos em função da taxa de inflação, bem como a criação de mais um escalão -- letra G --, que permite aos trabalhadores que já estão no topo de carreira (letra F) beneficiarem de mais um aumento de 2%.

Em 21 de maio do ano passado, os trabalhadores da Autoeuropa rejeitaram, com mais de 84% de votos contra, o anterior pré-acordo laboral, que previa aumentos salariais de 1,7% em 2022, 1,2% em 2023 e um pagamento único de 500 euros a cada trabalhador em 2021.

A Volkswagen anunciou em novembro do ano passado a intenção de investir mais 500 milhões de euros na Autoeuropa nos próximos cinco anos.

Neste momento, a fábrica de automóveis de Palmela produz apenas a nova versão do T-Roc e a Volkswagen Sharan, mas está previsto que este último modelo seja descontinuado dentro de poucos meses.

Leia Também: Autoeuropa vota novo acordo laboral na quinta e sexta-feira

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório