Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Açores. Associação de Turismo não foi "tida nem achada" nas rotas da SATA

O presidente da Associação de Turismo dos Açores (ATA), Carlos Morais, afirmou hoje que a associação não foi "tida nem achada" nas rotas da transportadora regional SATA.

Açores. Associação de Turismo não foi "tida nem achada" nas rotas da SATA
Notícias ao Minuto

20:46 - 24/02/22 por Lusa

Economia Sata

Falando na comissão de Economia da Assembleia Regional, Carlos Morais afirmou que, "se calhar", a companhia aérea açoriana devia ter consultado a ATA antes da definição das rotas áreas.

"Não fomos tidos, nem ouvidos, nem achados sobre as rotas que a SATA resolveu lançar", afirmou.

Hoje, na mesma comissão, o presidente do conselho de administração da SATA, Luís Rodrigues, acusou a ATA de tratar a companhia aérea açoriana de forma diferente de outras companhias.

"Não quero ser mal interpretado, mas a SATA só veio procurar a ATA depois de ter definido quais as rotas é que ia fazer e [sem saber se] haveria dinheiro para a promoção dessas rotas", retorquiu Carlos Morais.

Lembrando que a companhia açoriana lançou rotas no mês de fevereiro, o presidente da ATA destacou que o orçamento da associação é "aprovado em novembro ou em outubro".

"Ainda por cima", destacou Carlos Morais, naquela altura a associação tinha "uma série de operações já colocadas", tendo, inclusive, sido solicitado ao Governo Regional "um reforço da verba para a promoção do turismo" da região.

A audição do líder da ATA foi requerida a propósito do projeto do PSD, CDS-PP e do PPM, que visa um "reforço das ligações aéreas internacionais para a ilha Terceira".

Carlos Morais defendeu que o projeto em causa "poderia ser reformulado ou ser mais abrangente".

"Nós promovemos todos os aeroportos. As conversas com as companhias são promovidas em todos os aeroportos", afirmou.

O presidente da ATA considerou necessário existir "sempre uma porta de entrada no maior" mercado da região, referindo-se a Ponta Delgada, em São Miguel, para depois "fazer dispersar" os turistas por outras ilhas.

Carlos Morais considerou "positivo" o trabalho da ATA nos últimos três anos, destacando a "importância grande" do turismo na economia regional, apesar da pandemia da covid-19.

"Não podemos agradar a gregos e a troianos. Não podem estar as nove parcelas satisfeitas com o trabalho desenvolvido. Mas uma coisa é certa: todas elas subiram em termos de desenvolvimento turístico, mesmo com a questão da pandemia", afirmou.

Hoje, o presidente do conselho de administração da SATA disse que a companhia aérea solicitou apoios à ATA para operações que se vão realizar neste verão e que recebeu, numa fase inicial, resposta afirmativa, mas depois esse apoio foi recusado.

"Infelizmente fomos surpreendidos há uns dias com: Afinal não há orçamento, não vos podemos apoiar. Mas há dinheiro para os outros. Isso é que é difícil de entender", revelou.

Leia Também: Presidente da SATA acusa Turismo dos Açores de tratamento desigual

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório