Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Amorim Cork e Nestlé Portugal entre as exportadoras para Moscovo e Kiev

As empresas portuguesas Amorim Cork e Nestlé Portugal integram a lista das principais exportadoras para os mercados da Rússia e Ucrânia, de acordo com dados disponibilizados pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Amorim Cork e Nestlé Portugal entre as exportadoras para Moscovo e Kiev
Notícias ao Minuto

19:43 - 22/02/22 por Lusa

Economia Ucrânia

Na lista das principais empresas portuguesas exportadoras para a Rússia, além da Amorim Cork e Nestlé Portugal, constam ainda a BLB -- Indústrias Metalúrgicas, a Bosch Termotecnologia, CTH Porto -- Indústria Alimentar e a Italagro -- Indústria de Transformação de Produtos Alimentares.

A Sedacor -- Sociedade Exportadora de Artigos de Cortiça, Simoldes Aços, a Sogrape Vinhos e a Unicor 2 -- Produtos de Cortiça compõem a lista.

Já para a Ucrânia, além também da Amorim Cork, Nestlé Portugal, BLB - Indústrias Metalúrgicas e Bosch Termotecnologia, constam ainda a Massimo Zanetti Beverage Ibéria, Novares Portugal e OLI -- Sistemas Sanitários.

Também a Sogrape Vinhos exporta para Kiev, tal como a Navigator e a Yazaki Saltano de Ovar.

Entre as empresas portuguesas com investimento direto na Rússia estão a Amorim Cork Flooring, OLI -- Sistema Sanitários, Porto Union, Sogrape Vinhos e a TAP.

Na Ucrânia, a Barata & Ramilo (Parfois), Fapomed -- Dispositivos Médicos, Martifer e Voltalia Portugal são as empresas portuguesas com investimento direto naquele mercado.

O Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou na segunda-feira à noite o reconhecimento da independência das regiões separatistas pró-russas do leste da Ucrânia e o envio de tropas para as mesmas.

A decisão de Putin foi condenada pela generalidade dos países ocidentais, que temiam há meses que a Rússia invadisse novamente a Ucrânia, depois de ter anexado a península ucraniana da Crimeia em 2014.

A União Europeia (UE) já anunciou sanções contra a Rússia na sequência desta decisão.

Leia Também: Kiev pede ao Ocidente mais armas e garantias de adesão à UE

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório