Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Deco critica tarifário da água praticado em Paços de Ferreira

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - DECO denunciou hoje que os consumidores de Paços de Ferreira que não consumam mensalmente até um metro cúbico de água pagam uma tarifa fixa no valor de 17,47 euros.

Deco critica tarifário da água praticado em Paços de Ferreira
Notícias ao Minuto

18:36 - 18/02/22 por Lusa

Economia Paços de Ferreira

com perplexidade que a DECO encara o tarifário de abastecimento e saneamento de água em Paços de Ferreira", no distrito do Porto, lê-se num comunicado enviado à Lusa.

Segundo a associação, "quem não gaste em determinado mês qualquer água ou não atinja aquele consumo terá de pagar a tal quantia".

Acrescenta que se o consumo for um metro cúbico água "essa mesma tarifa custará 6,29 euros.

A DECO considera "inadmissível a aplicação desse critério de diferenciação", salientando que "o acesso à água deve ser garantido a um custo socialmente aceitável".

Face à situação, acrescenta-se no comunicado, "vários utilizadores que têm consumos de água mais baixos ou nulos desperdiçam-na propositadamente para poderem ver a sua fatura reduzida".

A DECO informa que já comunicou a sua posição às entidades visadas e acompanhará de perto esta situação, "exigindo a aplicação de um tarifário que salvaguarde os interesses dos utilizadores e promova uma utilização sustentável e eficiente deste recurso finito que é a água".

A Lusa questionou a autarquia sobre a matéria, mas o gabinete do presidente informou que não haveria declarações sobre o assunto.

Leia Também: Paços de Ferreira. Comerciantes e moradores obrigados a desperdiçar água

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório