Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Ifo alerta para impacto de invasão russa nos preços do gás e do petróleo

O presidente do instituto alemão Ifo, Clements Fuest, alertou hoje para o impacto que uma invasão russa da Ucrânia teria nos preços do petróleo e do gás, aludindo também à dependência mútua entre a Europa Ocidental e a Rússia.

Ifo alerta para impacto de invasão russa nos preços do gás e do petróleo
Notícias ao Minuto

12:47 - 18/02/22 por Lusa

Economia Ifo

"Mesmo que não houvesse obstáculos ao fornecimento de gás, haveria um impacto nos preços, pelo menos temporariamente, o que afetaria tanto as famílias como a indústria na Alemanha", disse Fuest num comunicado do ifo hoje divulgado.

Fuest acrescentou que se neste momento as previsões apontam para uma taxa de inflação na Alemanha de 4% até 2022, "no caso de uma guerra, poderá ser ainda mais elevada".

Ao mesmo tempo, aludiu à dependência mútua entre a Europa Ocidental, que necessita de gás e petróleo russos, e a Rússia, que necessita do dinheiro pago para o efeito.

Fuest considera improvável uma suspensão dos fornecimentos, porque a Rússia ainda está interessada em vender gás à Europa, também no futuro.

Caso contrário, a UE poderia comprar gás de outras fontes, por exemplo gás liquefeito em navios, disse Fuest.

Em qualquer caso, o presidente do Ifo acredita que seria apropriado expandir as infraestruturas para o efeito.

Além do mercado energético, a economia da Rússia não é assim tão importante, tendo em conta que o Produto Interno Bruto (PIB) da Rússia corresponde à produção da Bélgica e dos Países Baixos em conjunto e as relações económicas já foram limitadas pelas sanções existentes, refere o comunicado.

Segundo Lisandra Flach, chefe do centro ifo de Comércio Externo, também citada no comunicado, as sanções impostas pela ocupação russa da península ucraniana da Crimeia "reduzem a produção económica alemã em cerca de 5.000 milhões de euros por ano, o que corresponde a 0,16% do PIB alemão".

"Os danos para a Rússia são maiores. Representa 1,2% da produção económica da Rússia", referiu Flach, adiantando que "a imposição de mais sanções colocaria um fardo adicional à economia alemã, mas significativamente mais à economia russa".

Por outro lado, Fuest considera um colapso na procura dos consumidores alemães devido à crise ucraniana bastante improvável, salientando que a razão que atualmente impede o consumo é a variante Ómicron do novo coronavírus.

"Mas as famílias acumularam poupanças consideráveis que estão dispostas a gastar, apesar dos preços mais elevados da energia", acrescentou Fuest.

Leia Também: Técnicos já chegaram para avaliar navio incendiado ao largo do Faial

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório