Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Cerca de 150.000 embalagens registadas na 'app' que as troca por prémios

Cerca de 150.000 embalagens de plástico entregues para reciclagem foram registadas na plataforma que permite trocá-las por prémios, criada por uma 'startup' de Coimbra e que entrou em funcionamento em janeiro, disse à Lusa o responsável da aplicação.

Cerca de 150.000 embalagens registadas na 'app' que as troca por prémios
Notícias ao Minuto

16:39 - 16/02/22 por Lusa

Economia The Loop Co.

De acordo com o diretor de Tecnologia da The Loop Co., João Rodrigues, que desenvolveu a plataforma que permite registar as embalagens de plástico entregues em máquinas instaladas em vários super e hipermercados, para serem recicladas, "até ao momento desta fase do projeto", verificaram-se "aproximadamente 5.000 utilizações" e "cerca de 150.000 embalagens entregues e registadas na plataforma de pontos".

A ideia surgiu de um consórcio que inclui a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e a Associação Portuguesa dos Industriais de Águas Minerais Naturais e de Nascente (APIAM) e consiste na entrega de embalagens de plástico nas chamadas 'reverse vending machines' que estão instaladas em mais de 33 super e hipermercados do país, até ao momento, convertendo-as em pontos que podem ser trocados por prémios, como por exemplo, iPhones, artigos de puericultura, ou bilhetes para espetáculos culturais.

"Este [projeto] piloto entrou agora numa nova fase, tinha havido já umas fases anteriores em que a conversão era mais direta, ou seja, as pessoas entregavam as embalagens e recebiam logo um desconto direto monetário e o que nós propusemos foi criar aqui uma nova camada e uma nova experiência para esta nova fase, tentando trazer um bocadinho de interação digital para as pessoas que utilizam estas máquinas e fazem reciclagem das embalagens", explicou João Rodrigues.

A plataforma criada pela 'startup' de Coimbra entrou em funcionamento em meados de janeiro para acumulação de pontos e, no início de fevereiro, passou a estar disponível também para a troca por prémios.

A aplicação está, atualmente, a funcionar em dois projetos: o Bebidas + Circulares e o Do Velho Se Faz Novo, no caso deste último fruto de uma parceria com a Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (Probeb).

Na prática, explicou o responsável, após a entrega das embalagens de plástico nas máquinas, as pessoas recebem um talão que lhes atribui pontos, vão ao 'site' do projeto, registam o talão e vão acumulando pontos, que dão depois acesso a um catálogo de prémios.

Cada embalagem vale um ponto e, por exemplo, para se poder arrecadar um iPhone, é necessário entregar 2.400 embalagens.

"O nosso papel foi fazer esta interligação entre as 'reverse vending machines', que já existem há alguns anos, e fazer a integração das próprias máquinas com uma solução digital mais próxima dos utilizadores e, assim, tentar impulsioná-los de uma forma mais abrangente para um comportamento sustentável", explicou João Rodrigues.

O financiamento do projeto resultou da candidatura do consórcio a fundos do EEA Grants e do Fundo Ambiental.

Leia Também: Barcelona reacende interesse em Koulibaly em vésperas de receber o Napoli

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório