Assinado despacho que atualiza indemnizações aos produtores avícolas

O despacho abrange "todos os produtores que tiveram de abater os seus animais desde a identificação do primeiro foco", de acordo com a tutela. Além disso, "vem garantir que os produtores avícolas afetados têm a devida compensação pelo abate sanitário dos seus animais".

Notícia

© Ministério da Agricultura

Notícias ao Minuto
15/02/2022 14:29 ‧ 15/02/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

Agricultura

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, assinou esta terça-feira o despacho que atualiza o sistema de cálculo das indemnizações a pagar por abate sanitário de animais do setor avícola, anunciou a tutela. 

"Em virtude do recente surto de gripe aviária de alta patogenicidade no nosso país, verificou-se a necessidade de dar uma resposta adequada às perdas identificadas no setor avícola, nomeadamente através da atualização do montante compensatório no cálculo das indemnizações em caso de deteção de um foco da doença", refere o Ministério da Agricultura em comunicado enviado às redações. 

Deste modo, o despacho assinado "estabelece que todos os produtores avícolas que obtiveram prejuízos com as medidas de erradicação adotadas serão devidamente indemnizados", sendo que os "custos incorridos pelos Estados-membros na execução das medidas de emergência veterinária, como é o caso da gripe aviária, terão um cofinanciamento de 75% da União Europeia". 

"Desde que apareceu o primeiro surto de gripe aviária, em dezembro de 2021, que o Ministério da Agricultura, através da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, tem estado a acompanhar de perto a situação e a adotar todas as medidas necessárias para controlar a disseminação deste vírus. O despacho hoje assinado irá abranger todos os produtores que tiveram de abater os seus animais desde a identificação do primeiro foco e revela-se de extrema importância, uma vez que vem garantir que os produtores avícolas afetados têm a devida compensação pelo abate sanitário dos seus animais", afirmou Maria do Céu Antunes, citada no mesmo comunicado. 

Leia Também: Gripe das aves em Espanha levam ao abate de cerca de 270.000 aves

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas