Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Siemens aumenta lucro em 19,3% entre outubro e dezembro

O grupo Siemens obteve no primeiro trimestre do exercício financeiro de 2022, que começou em outubro, um lucro líquido atribuível de 1.643 milhões de euros, mais 19,3% do que um ano antes, apesar dos problemas de abastecimento.

Siemens aumenta lucro em 19,3% entre outubro e dezembro
Notícias ao Minuto

11:53 - 10/02/22 por Lusa

Economia Siemens

O grupo tecnológico e industrial alemão Siemens informou hoje que as receitas melhoraram entre outubro e dezembro do ano passado para 16.497 milhões de euros (+17%) e os lucros operacionais para 2.205 milhões de euros (+28,8%).

Além disso, as encomendas aumentaram para 24.209 milhões de euros (mais 52% ou 42% após ajustamento para efeitos de câmbio e carteira), porque alguns clientes anteciparam as suas encomendas devido a grandes contratos na divisão de mobilidade.

O novo presidente e CEO (Chief Executive Officer) da Siemens, Roland Busch, ficou "muito satisfeito" com os resultados e disse que melhoram a sua carteira como uma "empresa centrada na tecnologia".

A empresa alemã realiza também hoje a sua assembleia geral de acionistas, de forma virtual devido à pandemia, na qual aprovará o pagamento de um dividendo de quatro euros por ação para o exercício financeiro de 2021, um montante 0,50 euros superior ao pago no exercício financeiro anterior.

A Siemens explicou que conseguia "evitar grandes problemas, embora tenha tido de adiar a entrega de alguns produtos aos clientes".

No entanto, a empresa acrescentou, "o ambiente macroeconómico é complexo" devido à pandemia e aos riscos da cadeia de abastecimento.

A Siemens, que confirmou as suas previsões para 2022, vai vender o negócio de encomendas e correio à Körber por 1.150 milhões de euros e a sua participação na 'joint-venture' Valeo Siemens eAutomotive à Valeo.

A Siemens espera um efeito positivo no resultado do segundo trimestre de 300 milhões de euros com a venda da sua participação na empresa comum à Valeo.

Em janeiro, a Siemens anunciou o desinvestimento da Yunex Traffic, empresa de serviços inteligentes de infraestrutura e de tráfego rodoviário, para a italiana Atlantia por 950 milhões de euros.

A Siemens quer tornar-se uma empresa exclusivamente tecnológica, pelo que está a alienar outros tipos de negócios.

Leia Também: Costa convoca para terça-feira reunião da Comissão Nacional do PS

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório