Procurar

HCCM pretende contratar 100 pessoas este ano e prevê comprar empresas

A tecnológica HCCM Consulting pretende contratar 100 pessoas este ano e está à procura de comprar empresas do setor em Portugal, disse em entrevista à Lusa o presidente executivo, Rui Pereira da Silva.

HCCM pretende contratar 100 pessoas este ano e prevê comprar empresas

© iStock

Lusa
09/02/2022 14:53 ‧ há 3 anos por Lusa

Economia

HCCM

A consultora de tecnologias de informação HCCM foi comprada pelo grupo israelita Aman em agosto do ano passado e conta com um investimento "10 milhões de euros" a dois anos, acrescentou o responsável.

Com 117 colaboradores atualmente, a empresa pretende reforçar os seus recursos humanos.

"Temos um plano ambicioso de crescimento" e "este investimento que o grupo Aman está a fazer em Portugal vai-nos capacitar para contratar mais pessoas para abrir novas áreas de negócio", entre os quais a cibersegurança, acrescentou o presidente executivo.

A HCCM é uma empresa de consultoria na área de tecnologias de informação com três linhas de negócio: desenvolvimento de 'software', onde tem duas parcerias, "a Outsystems, um dos nossos unicórnios, e a Microsoft", em que desenvolve projetos; 'enterprise projects', que é a implementação de projetos SAP; e a área 'nearshoring', "em que temos recursos qualificados nossos que são colocados nos projetos de clientes, tanto em Portugal como fora", em que quem gere o projeto é o cliente, explicou.

"Estamos a expandir a nossa oferta não só para Israel, mas para países onde eles [Aman] estão", que são oito, acrescentou o presidente executivo.

"A minha expectativa é contratar 100 pessoas este ano", salientou, referindo que "Portugal está na moda" e, atualmente, "o custo das pessoas é similar aos de outros países, agora o se procura são 'skills' [competências]", salientou.

No entanto, admitiu que "existe uma falta tremenda de pessoas" em termos de contratação na área tecnológica.

"Continua a haver uma grande falta, Portugal tem aqui uma vantagem sobre outros países, que é o Brasil. Do Brasil têm vindo imensos recursos para Portugal, 20% da nossa mão de obra já é do Brasil", afirmou o gestor.

Quanto a investimentos, o presidente executivo da HCCM salientou que, "com o grupo Aman, o plano é de 10 milhões de euros por dois anos".

Este plano não visa só a reorganização e o reforço das competências da HCCM, "estamos atentos a adquirir empresas", avançou, salientando que a ideia não é comprar grandes companhias.

"Estamos interessados em comprar empresas como nós, empresas de tecnologias de informação que tenham consultores", sublinhou.

O grupo Aman comprou 90% da HCCM em agosto, por um valor não divulgado, estando os restantes 10% nas mãos do presidente executivo.

Rui Pereira da Silva garante que pretende manter a participação na tecnológica.

"Antes de estar com o grupo Aman criei duas empresas, duas 'startups' que depois vendi, e o meu objetivo não é ser só CEO [presidente executivo] de uma empresa, quero continuar a ser um empresário", rematou, quando questionado se a posição é para manter a médio prazo.

Presente em oito países, a estratégia do grupo Aman "é de crescimento fora de Israel" e este é "o primeiro investimento deles na Europa [...] e o objetivo é continuarem a expandir" para outros mercados.

"Eles querem criar uma multinacional na área o IT [tecnologias de informação", apontou.

E por que é que escolheram Portugal? "Em primeiro lugar porque Portugal está na moda, todas as empresas tecnológicas querem vir" para o país, argumentou.

Depois, "procuram em Portugal recursos qualificados", além de o país ser "bastante seguro e as pessoas quererem vir para cá trabalhar", prosseguiu.

A HCCM Consulting nasceu em 1995 como Netpeople, dentro grupo ParaRede, depois em 2005 foi vendida à Consiste, que pertencia ao universo da Associação Nacional de Farmácias (ANF), e, posteriormente, integrada na Glintt.

Em 2015, a Glintt vendeu a empresa ao fundo HCapital.

Leia Também: Parlamento eslovaco aprova acordo que reforça presença militar dos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10