O montante de novos depósitos de particulares cresceu para 43.016 milhões de euros em 2021, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal (BdP). Deste total, a maioria (85%) foram aplicados em depósitos com prazo até um ano.
"Em 2021, o montante de novos depósitos de particulares foi de 43.016 milhões de euros, mais 284 milhões do que no ano anterior. Em dezembro, a taxa de juro média manteve-se no mínimo histórico de 0,04%. Dos novos depósitos constituídos em 2021, 85% foram aplicados em depósitos a prazo até um ano", indica o BdP, em comunicado.
Relativamente às empresas, os novos depósitos totalizaram 10.748 milhões de euros em 2021, "dos quais 95% foram aplicados em depósitos a prazo até um ano".
Em dezembro, a taxa de juro média aumentou para 0,06%. "Na área do euro, a taxa de juro média dos novos depósitos de empresas permanece negativa desde agosto de 2019", nota o supervisor.
Leia Também: Media Capital "em vias" de negociar venda das rádios à Bauer