Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 22º

Airbus. Pedido apoio de 3,7 milhões para trabalhadores despedidos

A Comissão de Orçamentos do Parlamento Europeu aprovou (PE) hoje um pedido de França para apoio de 3,7 milhões de euros destinado a 297 trabalhadores despedidos da 'gigante' aeronáutica europeia Airbus, visando formação e incentivo ao emprego próprio.

Airbus. Pedido apoio de 3,7 milhões para trabalhadores despedidos
Notícias ao Minuto

14:35 - 01/02/22 por Lusa

Economia Covid-19:

Numa reunião hoje realizada em Bruxelas, a comissão parlamentar de Orçamentos aprovou o pedido da França para recorrer a este apoio do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização a favor dos Trabalhadores Despedidos, considerando que, "no quadro da pandemia, as restrições gerais de viagem levaram a um colapso geral da aviação comercial, em particular no setor dos voos de passageiros".

"E, de acordo com a Airbus, não se espera que a recuperação total do setor ocorra antes de 2025", acrescenta esta comissão do PE em comunicado de imprensa.

Foram, ao todo, 508 os trabalhadores deslocados quando a atividade da Airbus cessou, estimando França que, do total, 297 sejam beneficiários elegíveis das medidas de apoio no âmbito deste fundo europeu, que se destina a financiar formação sobre como criar uma empresa e subvenções para a criação de companhias.

O custo total estimado das medidas francesas de apoio aos funcionários despedidos da Airbus é de 4,4 milhões de euros, dos quais o Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização a favor dos Trabalhadores Despedidos irá cobrir 85%, isto é, 3,7 milhões de euros.

Caberá à Airbus avançar com o montante restante, ou seja, 700 mil euros.

Os funcionários despedidos são das regiões do Pays de la Loire e Occitanie, ambas fortemente dependentes da indústria aeronáutica.

As regras do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização a favor dos Trabalhadores Despedidos para o quadro financeiro plurianual 2021-2027 ditam que estas verbas comunitárias se destinam a apoiar trabalhadores e os trabalhadores independentes cuja atividade tenha cessado.

Os efeitos económicos da crise da covid-19 são elegíveis para apoio deste fundo, podendo os Estados-membros candidatar-se a este financiamento da UE quando pelo menos 200 trabalhadores perdem os seus postos de trabalho dentro de um período de referência específico.

Na reunião da comissão parlamentar de hoje, o relatório que recomenda a aprovação deste apoio foi aprovado com 40 votos a favor, um contra e nenhuma abstenção, esperando-se um aval final na sessão plenária do PE, que decorre entre 14 e 17 de fevereiro, em Estrasburgo.

Leia Também: Guilherme Soares renova com Sp. Braga até 2025

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório