O Banco de Portugal (BdP) divulgou na sexta-feira que, em 2021, foram retiradas de circulação 10.836 notas contrafeitas de euro, menos 10% do que em 2020.
Segundo o banco central, "a quantidade de contrafações detetadas é residual quando comparada com o total de notas em circulação".
Quais as notas mais apreendidas?
A nota de 20 euros continuou a ser a mais apreendida. Em 2021, foram retiradas 4.324 notas de 20 euros, ainda assim menos 31% do que em 2020.
Quantidade de notas apreendidas em 2020 e em 2021© Banco de Portugal
De 10 euros foram retiradas 3.347 notas (menos 84% face a 2020) e de 50 euros foram retiradas 1.672 notas (menos 45% em termos homólogos).
Por seu lado, aumentaram as notas retiradas de cinco euros (830 retiradas em 2021 face a 324 em 2020), de 100 euros (474 face a 443), de 200 euros (71 face a 29) e de 500 euros (118 face a 83).
O BdP disse ainda que as notas contrafeitas apreendidas "poderiam ser facilmente identificadas apenas tocando, observando e inclinando a nota para detetar os respetivos elementos de segurança", sem recurso a instrumentos auxiliares de deteção de notas falsas, e alertou os utilizadores para verificarem as notas sempre que as recebem, avisando que uma nota contrafeita não é reembolsada, pelo que implica uma perda para quem a aceita.
Como detetar que uma nota é falsa?
O BdP tem uma área no seu site oficial dedicada a como detetar notas falsas - pode aceder aqui.
A metodologia 'Tocar – Observar – Inclinar' é o procedimento adequado e eficaz para o público verificar a presença dos elementos de segurança e determinar a genuinidade da nota, de acordo com o BdP.
"Não obstante, é possível que se depare com notas suspeitas", diz o supervisor, que dá algumas sugestões, em caso de dúvida quanto à autenticidade de uma nota:
- Se tiver dúvidas quanto à autenticidade de uma nota, não a aceite. Lembre-se de que as notas falsas/contrafeitas não têm qualquer valor; por essa razão, se aceitar uma nota falsa/contrafeita, não receberá qualquer compensação.
- Contacte o Banco de Portugal caso necessite de mais informação.
- Solicite educadamente outra nota e assuma que a pessoa que lha apresentou está inocente. Informe-a de que poderá estar na posse de uma nota suspeita de ser contrafeita e sugira-lhe que se dirija às autoridades policiais locais, a um banco ou ao Banco de Portugal. Em qualquer caso, nunca coloque em risco a sua segurança.
- Informe de imediato as autoridades policiais locais ou os serviços de segurança sobre o incidente.
- Procure fixar tanta informação quanto possível sobre a pessoa que lhe apresentou a nota suspeita.
- Se considera que, por lapso, aceitou uma nota contrafeita, não a recoloque em circulação. Colocar em circulação nota contrafeita constitui um crime. Entregue a nota suspeita às autoridades policiais locais, a um banco ou ao Banco de Portugal. Se a nota for verdadeira, receberá o seu dinheiro de volta.
Leia Também: Mercado de inverno: Siga em direto os rumores e os negócios do dia