Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Notas de euro falsas atingem nível historicamente baixo em 2021

Cerca de 347.000 notas de euro falsas foram retiradas de circulação em 2021, menos 24,5% do que em 2020 e um nível historicamente baixo face às notas em circulação, anunciou hoje o Banco Central Europeu (BCE).

Notas de euro falsas atingem nível historicamente baixo em 2021
Notícias ao Minuto

12:34 - 28/01/22 por Lusa

Economia BCE

Num comunicado hoje divulgado, o BCE precisa que cerca de dois terços do total de notas falsas retiradas de circulação foram notas de 20 e 50 euros e que 95,4% das notas contrafeitas foram encontradas em países da zona euro, enquanto 4,2% em Estados-membros da UE não pertencentes à zona euro e 0,4% em outras partes do mundo.

"Existe pouca probabilidade de receber uma contrafação, uma vez que o número de contrafações continua a ser muito baixo em proporção ao número de notas de euro genuínas em circulação", afirma o BCE, precisando que em 2021 foram detetadas 12 contrafações por um milhão de notas genuínas em circulação, o que constitui um nível historicamente baixo.

As reproduções de baixa qualidade são continuamente retiradas de circulação e as contrafações são fáceis de detetar, pois não possuem elementos de segurança, ou apenas imitam muito mal as notas, afirma o BCE, assegurando que as notas de euro continuam a ser um meio de pagamento seguro e de confiança e assegura que a autenticidade das notas de euro pode ser verificada utilizando o método "sentir, olhar e inclinar".

"O público não precisa de se preocupar com as contrafações, mas deve, no entanto, permanecer vigilante", alerta o BCE.

"Se receber uma nota suspeita, compare-a diretamente com uma que saiba ser genuína. Se as suas suspeitas forem confirmadas, contacte a polícia ou -- dependendo da prática nacional -- o seu banco central nacional ou o seu próprio banco comercial ou de retalho", aconselha o BCE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório