Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Saldo da dívida direta do Estado aumentou 3,5% em dezembro, diz o IGCP

O saldo da dívida direta do Estado aumentou 3,5% em dezembro face a novembro, para 278.490 milhões de euros, anunciou hoje o IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública.

Saldo da dívida direta do Estado aumentou 3,5% em dezembro, diz o IGCP
Notícias ao Minuto

15:59 - 27/01/22 por Lusa

Economia IGCP

"Em 31 de dezembro de 2021, o saldo da dívida direta do Estado cifrou-se em 278.490 milhões [de euros], aumentando 3,5% face a novembro de 2021. Esta variação resultou sobretudo do aumento do saldo de CEDIC [Certificados Especiais de Dívida de Curto Prazo] em 9.212 milhões de euros", explica a instituição presidida por Cristina Casalinho.

De acordo com o boletim mensal do IGCP, os saldos dos Certificados de Aforro (CA) e de Certificados do Tesouro (CT) registaram um aumento de 43 milhões de euros e uma redução de sete milhões de euros, respetivamente.

"Adicionalmente, o 'stock' de dívida aumentou em 11 milhões de euros pelo efeito decorrente das flutuações cambiais da generalidade dos instrumentos de dívida denominados em moeda não euro avaliados ao câmbio do último dia de novembro", indica ainda o IGCP.

O instituto que gere a dívida pública refere ainda que "incorporando o efeito cambial favorável da cobertura de derivados, correspondente ao valor nocional dos 'swaps' de cobertura de capital, que ascendeu a 478 milhões de euros em novembro, o valor total da dívida após cobertura cambial situou-se em 278.012 milhões de euros, aumentando 3,5% face ao mês precedente".

Leia Também: AN angolana aprova diplomas para regular direito à petição e ação popular

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório