Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Banco de Moçambique mantém taxa de política monetária em 13,25%

O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique decidiu manter a taxa de juro de política monetária, taxa MIMO, em 13,25%, anunciou hoje em comunicado. 

Banco de Moçambique mantém taxa de política monetária em 13,25%
Notícias ao Minuto

17:42 - 26/01/22 por Lusa

Economia Moçambique

"Esta decisão é sustentada pela ligeira melhoria das perspetivas de inflação doméstica no curto e médio prazo, não obstante o agravamento dos riscos e incertezas", justificou.

Pressão fiscal, choques climáticos no país e aumento dos preços do petróleo e dos bens alimentares no mercado internacional, foram os riscos apresentados.

Moçambique terminou 2021 com uma inflação de 6,7%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O BM prevê "uma menor aceleração da inflação", reflexo de "estabilidade do metical, não obstante as perspetivas de aumento dos preços dos bens alimentares e do petróleo no mercado internacional", referiu.

Mantêm-se também "as perspetivas de melhoria da atividade económica em 2022", graças "ao relaxamento das medidas de contenção da propagação da covid-19, à execução dos projetos de gás natural na bacia do Rovuma e da maior dinâmica do setor externo".

Tal como em comunicados anteriores, o banco central alerta para a necessidade "de reformas estruturantes na economia" e refere que "a dívida pública interna aumentou". 

Em dezembro de 2021, a dívida pública interna, excluindo os contratos de mútuo e de locação e as responsabilidades em mora, "aumentou em 2,4 mil milhões para 220,6 mil milhões de meticais", cerca de três mil milhões de euros.

A próxima reunião ordinária do CPMO está agendada para 30 de março.

Leia Também: Tempestade Ana já matou 47 pessoas em Madagáscar, Moçambique e Malauí

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório